Buscar

NEWS

05.04.2015 NEWS


15 Anos de História

15 Anos de História

O jovem Arthur Caliman, motivado pela cultura diversificada oferecida pela capital paulistana, sempre buscou através de viagens, conhecer novas culturas, apreciando o que cada uma tem de melhor. Sejam os belos estados brasileiros, com suas tradições e características únicas ou mesmo as diferentes culturas do mundo.

Esportes, música, cinema e claro, as mulheres, eram as principais inspirações do então aspirante a estilista, Arthur Caliman.

Imagine o cenário: crise nacional e dificuldades imensas, onde se destacar parecia impossível. Na indústria têxtil havia algo ainda por ser preenchido, mas apenas produtos importados eram bem vistos. A moeda brasileira se desvalorizava e a nossa arte seguia no mesmo rumo, sem mudanças significativas. Foram nestas circunstâncias que começaram as atividades da grife Arthur Caliman, propondo novidade e desafiando as tendências do "mais do mesmo".

"Mas por que contratar? Por que produzir? Você pode importar e revender!” Estas eram as frases mais ouvidas pelo estilista. Só não eram mais ouvidas do que a clássica “você é muito novo para isso!” Nunca deixando ser desmotivado por essas palavras, Arthur iniciou as operações da marca. Além de superar a crise, era necessário superar o medo de pessoas bem intencionadas, mas que não compartilhavam do mesmo sonho e entusiasmo. “Quando nos chamam de loucos é que podemos ter certeza que estamos quebrando paradigmas”, Caliman costuma dizer ao se referir sobre o início de sua trajetória.

Se você observar os olhares encantados das mulheres ao se olharem no espelho com um legítimo AC, é possível notar que acreditar nos sonhos tem um significado que vai além de qualquer comodidade, segurança ou receio. Quando as mulheres descobriram que havia um lugar onde elas poderiam realmente encontrar algo que as destacasse nas grandes festas e celebrações e que Arthur Caliman também fazia sob medida, foi o momento que se obteve a confirmação de que a marca teria um grande futuro pela frente. Muitas loucuras foram feitas no início, como um vestido decorado com CDs (estes, aplicados na barra da saia). Arthur fazia o que era necessário, sempre procurando atingir o mais alto grau de satisfação de suas clientes.

Os maiores apoiadores da iniciativa Arthur Caliman, sem dúvida alguma, foram seus familiares e também colaboradores de longa data que já trabalhavam com a família. Apoio não se pede e crédito não se ganha por acaso, é preciso conquistá-los.

Desde o início no ano 1999 até 2015, muita coisa mudou: o pequeno Atelier AC se tornou muito maior. Muitas pessoas passaram a trabalhar apoiando o sonho de Caliman, compartilhando com o estilista os mesmos objetivos. Ter uma referência, persegui-la e mais tarde conseguir tornar-se também uma referência é um grande desafio. Todos os olhos acompanham aquele que está em evidência e cada movimento é seguido pelo mercado. A marca cresceu, abriu uma grande loja, chegou a Curitiba e depois passou a ser revendida em quase todos os estados do país.

Mesmo tentando acertar sempre, ao longo destes 15 anos, inevitáveis equívocos foram cometidos: este é o preço em arriscar mais. Mas hoje, com uma fórmula que une experiência e ousadia, os riscos diminuem, por isso, a cada estação vão surgindo novas pessoas que passam a compor a equipe, fortalecendo o trabalho.

Mesmo mudando tanto, a estrutura e os alicerces foram mantidos, embora constantemente aprimorados, e os valores - não importando a crise ou situação - permaneceram inabaláveis.

E uma das grandes vantagens em ter começado cedo e desafiado tantos padrões, é que atualmente o “Nossa, você é muito novo pra tanta exposição”, aparece não mais em tom de crítica, mas numa positiva interjeição de espanto.

O termo “MODA FESTA” foi cunhado e estabelecido por Arthur Caliman. Antes as opções eram apenas ateliers e sob medida a preços absurdos e com poucas opções. O que Arthur fez foi democratizar. O sucesso veio logo e entre erros e acertos a marca completa 15 anos.

 “Aos poucos fizemos parte da história de muitas mulheres, que debutaram, se formaram e se casaram usando nossos vestidos e depois foram ao casamento da melhor amiga, acompanharam seus filhos até o altar ou celebraram o casamento de suas filhas. É algo lindo! Existe uma relação de confiança entre nós.”

A vontade de fazer parte de momentos tão especiais na vida das mulheres permanece na essência da grife há 15 anos. E é através da realização dos mais lindos sonhos que a Arthur Caliman se consagra como uma grande referência na Moda Festa nacional.

ÚLTIMOS