7 gafes que mães dos noivos e madrinhas costumam cometer no casamento

Hoje vim falar de um tema muito corriqueiro atualmente, que são as atitudes que tem levado muitas as mães dos noivos ou madrinhas a cometem gafes na festa de casamento.

Sempre ouço histórias de mulheres que presenciaram ou cometeram algum tipo de gafe durante um casamento, e por isso achei importante listar alguns dos erros mais comuns que valem a pena prestar bastante atenção para não comete-los nunca.

Afinal independentemente do tipo de casamento, seja ele mais formal ou descontraído, há sempre regras de protocolo e etiqueta de casamento que os noivos não devem dispensar, para que assim, o grande dia seja tudo o que sempre sonharam.

1- Usar vestido de madrinha muito claro

Apesar de parecer óbvio para algumas pessoas, esse é um dos erros mais comuns em um casamento. O vestido claro pode se confundir com o branco, por isso, a não ser que a noiva escolha tons mais claros para as madrinhas e mães, opte sempre por vestidos em cores escuras e que não aparentem ser claros a ponto de serem confundidos com a cor branca, marfim ou off white. Deixe o branco para a noiva!

2- Vestidos muito curtos

Madrinhas vestem a mesma cor e modelo durante o casamento

É muito raro uma madrinha poder usar vestidos curtos, por isso sempre dê preferência para os vestidos de madrinhas compridos. Outro ponto importante a se levar em conta é escolher o vestido de acordo com a ocasião, casamentos de dia pedem um visual mais despojado e natural, então você pode optar por um vestido mais curto com tecido fluido.

Já para um casamento a noite, a ocasião pede um visual mais formal, então vale a pena investir em um vestido longo com tecido estruturado. Lembre-se que quanto mais simples for o vestido da noiva, mas simples também deverá ser o seu.

3- Vestida de madrinha sem estar de acordo com a noiva

Madrinhas de casamento vestindo a mesma cor e modelo longo durante casamento no campo

Mesmo que a noiva não escolha o vestido da madrinha e das mães, é necessário que ela esteja de acordo com o que você vai usar. Vale mostrar uma foto do vestido e perguntar se a noiva gosta ou pedir para que ela vá a loja escolher com você.

Existem seleções de vestidos de madrinha para casamentos no campo 

Dessa forma, você também mostra a noiva que a opinião dela é importante e a ocasião é relevante, e também não corre o risco de usar a mesma roupa que outra madrinha.

4- Madrinha se atrasar para a festa

madrinhas e noiva juntas celebrando
Madrinhas celebrando o pré wedding com a noiva

Atualmente já está completamente fora de moda a noiva se atrasar e o que dizer de uma madrinha ou mães dos noivos que atrasam o casamento porque perderam a hora ou demoraram demais para se arrumar?

Por isso programe-se e comece a se arrumar cedo.

5- Beber demais

Noiva e mãe da noiva antes do grande momento

Não é porque a cerimônia acabou que chegou a hora de curtir sem pensar nas consequências. Nunca fique bêbada em um casamento.

Celebrar e brindar é aceitável, mas lembre-se que hoje em dia todo mundo tem câmeras e filmadoras nos smartphones, podendo causar um constrangimento futuro a vocês e aos noivos.

6- Querer roubar a cena

Mãe da noiva costuma participar de todos os detalhes da escolha do vestido

O ideal é que as mães dos noivos fiquem tentando interagir a todo momento durante a festa, principalmente, depois de terem tomado umas e outras na festa.

Outro erro comum das mães, é ficar solicitando fotografias pessoais aos fotógrafos a todos os momentos: a mãe da noiva e seus irmãos, a mãe da noiva com a vizinha, a mãe da noiva com o mestre de cerimônias… É preciso saber que a esquipe de fotógrafos esta para fazer a cobertura dos melhores momentos da festa, mas sempre com o foco no casal de noivos.

7- Mãe dos noivos quererem interferir nas decisões dos noivos

Casal de noivos logo após o SIM

Outra dica para as mães dos noivos é: Se você não ajudou a planejar ou organizar o casamento, não tente mudar todos os detalhes do grande dia.

A equipe do planejamento segue um cronograma de horários e decoração rigoroso, aprovado pela noiva.

Essas são algumas gafes que são comuns e que podem arruinar o dia mais especial da vida dos noivos. Por isso vale ficar de olho e prestar atenção para não comete-las.

Para ajudar nessa missão fiz um vídeo no meu canal do Youtube onde recebi a super model coach Carol Mischiatti  e demos dicas preciosas de como se comportar nesse dia.

E você, já cometeu algum desses erros?

Me conte aqui!

Arthur Caliman

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quando a noiva não tem pai quem entra com ela? Vestido para mãe da noiva: qual a cor ideal? Vestido de noiva: comprado, alugado ou sob medida? Vestido para mães dos noivos: um para cada estação Vestido para a mãe da noiva: como deve ser?