Daminha de Honra em Casamentos – Saiba tudo sobre as princesinhas da festa

Vestido de festa bernardes

As daminhas de honra emocionam e tiram suspiros com os seus vestidinhos graciosos e encantadores por onde passam. 

Elas são as verdadeiras princesinhas que brilham e encantam nas cerimônias e fazem desse grande momento ainda mais emocionante e especial.

Tradição da Dama de honra

Muito antigamente, as irmãs da noiva se vestiam com vestidos semelhantes no dia do casamento pois acreditava-se que, com esse ato, desorientariam os maus espíritos ou energias ruins que poderiam prejudicar a vida do novo casal.

Essa tradição, das damas de honra adulta, ou seja, as irmãs da noiva é muito forte na Europa e nos Estados Unidos.

Leia também: Como escolher o buquê de noiva perfeito

Na Idade Média, as crianças entravam em cena com mais evidência, quando se vestiam encantadoramente para aguardar a chegada da noiva na entrada do vilarejo. Eram elas que ficavam responsáveis por avisar a todos da chegada da noiva e, carregando as flores em suas mãos, iam em direção da igreja.

Dessa forma, desenvolveu o cortejo matrimonial.

Daminha de honra
Daminha de honra

As crianças são uma representação de amor e pureza, além de simbolizarem a nova família que os recém casados irão começar. E não foi sem motivo que os pajens e as daminhas iniciaram as tradições também nos casamentos modernos, com todo o seu charme, graça e pureza.

Mas, se você decidir, não precisa tentar escolher entre as duas opções. As suas daminhas de honra podem entrar juntas, ou melhor, de mãos dadas com as damas de honra. As damas de honra precisam ser adultas solteiras ou adolescentes. Gostou dessa ideia?

De que forma escolher as suas daminhas de honra?

Para não ter mais imprevistos, é essencial que as crianças selecionadas já conheçam muito bem a noiva. Dessa maneira, poderão ficar mais à vontade e vão conseguir seguir o planejamento e fazer tudo certo.

Entendemos que, na maioria das vezes, o nervosismo e a pressão pode deixá-las imprevisíveis.

Por essa razão, é fundamental, principalmente ter alguém de olho nos baixinhos para poder orientá-los em qualquer eventualidade.

Daminhas de honra
Daminhas de honra

Crianças muito novinhas, com 3 a 5 anos podem facilmente parar, caso seja a vontade delas, no meio do caminho.

Pode ser que elas não consigam entender que há um jeito e um ritmo no qual elas precisam andar e também podem não entender a importância da função que estão exercendo. Por esse motivo, não indicado que entrem sozinhas no casamento.

Mas, se é importante para os noivos ter uma pequena daminha fofa entrando no seu grande dia, uma boa dica é ter a mão da criança perto dos noivos, lá na frente, para que consiga chamar a pequenina no caso de ela demorar a chegar ou parar no meio do caminho e não querer prosseguir.

As crianças entrando um pouco antes da noiva
As crianças entrando um pouco antes da noiva

Não existem regras ou um padrão para a quantidade de daminhas de honra. Você pode escolher ter apenas um pajem e uma daminha ou só um casal de crianças.

Ou, se desejar, pode escolher ter somente as daminhas de honra e quantidade que quiser. Mas lembre-se sempre que, quanto mais daminhas responsáveis pelo começo da cerimônia, a necessidade de ela ser organizada é maior e pode não haver erros.

Se você não pode optar por muitas crianças nesse momento, você terá a difícil tarefa de selecionar dentre as meninas da família e outras crianças próximas e queridas, que podem ser as filhas das suas amigas mais próximas.

O fundamental é que o convite seja realizado para as crianças com quem o novo casal tenham afinidade e carinho.

Dessa maneira, nenhum pai e mãe ficará magoado por não ter tido a sua filha como escolha dos noivos.

Noiva e daminha de honra
Noiva e daminha de honra

As suas daminhas de honra podem ter idades e alturas distintas. Não existem nenhuma complicação quanto a esse caso, inclusive fica muito divertido e bonito ter crianças maiores com as pequenas, uma segurando a mão da outra ou outras possíveis ideias como essa.

Isso é interessante, pois além de ficar algo diferente, as maiores podem ajudar as pequenas a cumprir a sua função direitinho.

Desejaria ter convidados mais crianças, no entanto o ambiente era pequeno ou optou por escolher daminhas maiores? Uma bom truque para esse caso, é providenciar uma roupa idêntica para quem ficou de fora do cortejo.

Dessa maneira, a criança irá se sentir tão querida quanto as outras daminhas e, mesmo não tendo feito parte da entrada durante a cerimônia, ela poderá participar juntamente com as outras na hora das fotos.

Como realizar o convite para as daminha de honra?

As ideias para os convites são muitas e uma mais fofa do que a outra, que surpreendem e encantam as crianças que vão ser convidadas para a função de ser daminhas de honra. Confira algumas dicas e ideias para esse momento:

  • Convite em forma de smoking e vestido

Essa ideia é muito especial e representa muito a tarefa das daminhas e pajens no grande dia. Além de serem cheio de estilo são graciosos e encantadores!

Convite smoking e vestido de noiva
Convite smoking e vestido de noiva

Com certeza as futuras daminhas de honra vão amar a ideia e se sentirem queridas com tanto carinho.

  • Convite para menina acompanhado de uma presilha delicada e fofa

Qual é a menina que não é vaidosa e adora se arrumar nos dias de hoje? Então, que tal fazer o convite para daminha com uma linda presilha de cabelo? As meninas vão se encantar com o pedido.

  • Convite em forma de porta retrato

Outra ideia interessante é o convite em forma de porta retrato. É um jeito bem simples e simbólico de convidar os príncipes e princesinhas para o seu grande dia.

  • Surpresa dentro do balão

Se você é daqueles que adoram surpreender e de coisas diferentes, talvez seja essa uma das ideias de convites mais criativos e diferentes.

Convite de balão para daminha
Convite de balão para daminha

Opte no singelo e criativo convite em que ao encher o balão e depois a criança deve estourá-lo e em seguida a daminha terá uma grande surpresa.

  • Livro para colorir e lápis de cor

Os livros de colorir fazem sucesso entre as crianças e até mesmo no meio dos adultos, e podem ser uma peça chave para pedir e confiar os pequenos nessa missão.

Toda criança adora fazer desenhos, pinturas e principalmente os lápis de cor, então pode apostar sem medo nessa dica!

  • Convite boneco para pajem

Essa modelo de convite além de foto, transmite e simboliza um carinho enorme pela criança. Então, que tal escolher convidar o seu pajem por meio de um bonequinho de pano?

  • Suspensório em forma de convite

Não existe possibilidade do seu escolhido recusar um convite especial como esse! Essa ideia é fofa e pode ser até econômica, pois você mesmo pode fazer.

Convite suspensório de pajem
Convite suspensório de pajem

Além disso, a ideia é legal para mostrar para o seu futuro pajem a cor que você deseja que ele use no dia do casamento. E ainda, você pode acrescentar um pirulito colorido que qualquer criança ama e não recusa.

O convite pode ser em forma de bonequinhas, ter um docinho do gosto da criança dentro ou até mesmo impresso. Vale muito apostar na criatividade e realizar esse pedido da maneira mais lúdica possível, com o objetivo de ficar até difícil para a criança resistir a esse convite feito com tanto carinho.

Ela precisa saber e entender o quanto é importante a missão que os noivos estão confiando a ela e o quanto sabem que ela vai ajudar a fazer desse dia ainda mais especial para o momento e a história do novo casal.

O vestido da daminha de honra

É fato que as daminhas de honra precisam participar do cortejo com um vestido lindo e elegante, não é mesmo? E, uma vez que foram os noivos que selecionaram, escolherem e convidaram as pequenas para fazer parte desse momento especial e com essa grande missão, é relevante que eles sejam gentis e se ofereçam para arcar com os custos dos vestido e roupinhas dos pajens.

No entanto, se os pais ou responsáveis pela criança têm condição financeira e não veem problema em custear os trajes um pouco mais elaborados e fofo do que a menina ou o menino usaria no dia do casamento como convidados, não tem nenhum empecilho também.

Daminha e pajem
Daminha e pajem

Pelas tradições, é essencial que os noivos fiquem responsáveis pelos custos com a cestinhas, a almofadinha, o cabelo e o buquê, ou qualquer outro item faça parte da cerimônia e que a daminha ou pajem deverão carregar.

O traje ideal para as daminhas de honra deve ser vestidos em cores clara e neutras, como os tons pastéis. É necessário que seja discreto, especialmente nas cerimônias que acontecem durante o dia.

Se o casamento acontecer à noite, o vestido pode ser mais elaborado com bordados, rendas e até um pouco mais de brilho, mas sem abrir mão dos tons neutros e claros para esse momento.

Vale muito a pena pensar no vestido da daminha de honra como uma continuação do vestido da noiva, madrinhas e claro, se harmonizando com o tema da festa.

Por esse motivo, se você escolher que as madrinha irão usar um traje rosado, as daminhas de honra podem colocar uma fita no vestido com o mesmo tom ou no penteado e até mesmo um broche ou uma flor no cabelo irá ficar muito bonito e elegante.

Daminha com uma fita rosa
Daminha com uma fita rosa

São muito elegantes os trajes que são semelhantes ao da noiva, como os babados, rendas, tule, saia rodada e por suas camadas, mas de uma maneira bem mais simples e infantil, de acordo com a faixa etária daquela criança.

Lembrando que a ideia de uma “mini noiva” pode não ser aceita e legal de uma forma geral. Por isso, deixe de lado a aparência carregada para as daminhas e opte por vestidos mais leves e delicados.

Não tem o porquê de fazer uma maquiagem completa nas pequenas, que por natureza já tem uma pele de porcelana. Por essa razão, um batom cor de boca com gloss ou uma cor mais rosadinha com a combinação de um blush leve para corar as bochechinhas já são o suficiente e vão deixar elas ainda mais lindas.

Daminha de honra com pouquinha maquiagem
Daminha de honra com pouquinha maquiagem

O uso de um pó solto pode ajudar a tirar o brilho do rosto e completar a maquiagem, além de auxiliar na prevenção do suor até a hora da cerimônia. As pequenas daminhas se sentem como princesas, e o grande dia fica ainda mais especial e belo.

Acessório da daminha de honra para o casamento

Se você já escolher o estilo do seu casamento, fica mais fácil escolher os outros detalhes. Por exemplo, existem daminhas que entram na cerimônia segurando uma pequena placa avisando que a noiva está chegando. É uma maneira meiga, fofa e até meio clássica de preparar o coração do noivo para as grandes emoções que vão começar logo em seguida.

Daminha com a plaquinha preparem seus corações
Daminha com a plaquinha preparem seus corações

Outra opção é a estrelinha da cerimônia entrar com uma cestinha com pétalas e ir jogando pelo chão, preparando assim, a “caminha” para a chegada e entrada da noiva. Ou ela pode entrar fazendo bolinhas de sabão, o que traz efeitos diferentes e fotos para as fotografias desse momento especial.

Daminhas com cestinhas de flores
Daminhas com cestinhas de flores

Você também pode optar por deixar a “menina das flores” em especial para essa função tradicional, e deixar a sua pequena daminha de honra com outra missão na hora de entrar no cortejo. Assim como, famosa almofadinha com as alianças, que também pode ser uma missão da sua daminha de honra.

Os casamento mais atuais sempre conseguem quebrar alguns padrões tradicionais, tudo a favor do desejo dos noivos, o que é fundamental, nesse contexto. Um pajem pode entrar em um carrinho ou a daminha pode entrar carregando um ursinho nas mãos.

Pajem e daminha entrando com um ursinho
Pajem e daminha entrando com um ursinho

Nos dias de hoje, até os fofos e queridos animais de estimação estão começando a ganhar seu espaço nos cortejo do casamento.

Seu casamento será em uma chácara ou em um salão de festas? Essa pode ser a hora de dar ao amigo fiel uma das participações mais importantes e que ele merece no seu grande dia.

Os pequenos com o pet
Os pequenos com o pet

A sua daminha de honra pode entrar no cortejo conduzindo o cachorro ou até mesmo segurando a sua guia. No traje dele (claro que esse serzinho merece uma roupa especial para o momento) podem ficar as alianças, no caso de você não escolher por um pajem para carregá-las até o altar. Se não, a própria criança pode entrar, juntamente, com o seu amigo cachorro.

O mais importante é que todo o seu amor que existe ao redor a e criatividade farão que a sua escolha seja a ideal e que vão representar muito bem todo esse simbolismo. Que dupla incrível para tirar os suspiros e sorrisos dos convidados, não é mesmo? Esse tipo de evento deve ser assim mesmo, é mais do que válido se for pra morrer de amor.

E as daminhas de honra também podem ficar com a missão de animar e mimar os seus convidados. Para não ficarem com tédio nesse momento, elas podem distribuir docinhos para as pessoas no decorrer da festa, entregar produtos para fazer bolhas de sabão ou até mesmo os saquinhos de arroz que serão jogados no novo casal.

Elas vão se sentir além de especiais, muito úteis, participando de forma ativa de todos os passos do dia mais importante da sua vida.

No entanto, para as missões mais difíceis, vale optar por pedir para as daminhas de honra mais velhas, certo? As menorzinhas podem não dar conta de grandes responsabilidades.

Penteados para as daminhas

As daminhas de honra oferecem aos convidados do casamento toda a sua doçura e beleza. Essa aparência e graça angelical devem também ser apresentadas nos acessórios de cabelo, sapatinhos e nos vestidos.

Penteados soltos, com cachos ou em opções com o fios presos e que terminam em lindas ondas dão um resultado muito encantador. As pequeninas ficam iguais bonecas.

Penteado solto para daminha
Penteado solto para daminha

E os coques altos são muito estilosos e ao mesmo tempo elegantes e tradicionais. Em festas de casamentos mais clássicos, os cabelos presos se ajustam perfeitamente com o evento.

Para acompanhar e segurar o penteado, pode ter uma linda presilha (podendo ser aquela que você utilizou para fazer o convite à daminha, se for o caso)  ou broche de pedras, um laço uma grande e delicada flor. Também é possível escolher entres as pequenas flores ou pérolas distribuídas pelo coque.

Coque com coroa de flores
Coque com coroa de flores

Para finalizar e completar qualquer penteado escolhido, as flores combinam perfeitamente. Opções como flores do campo ou flores brancas transmitem muito bem a delicadeza e a pureza. Outra ideia é um belo laço de cetim ou tirar com pérolas ou strass.

Você também pode escolher somente um grande laço, utilizando como uma tiara, de uma forma mais vintage e feminina. As tiaras de flores variadas, conforme a decoração do casamento ou com o buquê da noiva, trazem um efeito bonito e especial, podendo ser de tecido ou até mesmo as naturais.

Penteado com laço
Penteado com laço

No caso de optar por guilandas ou tiaras, os cabelos das meninas podem ficar naturais, sendo o fios crespos, cacheados, lisos, com ou sem franjinha, o penteado vai ficar lindo de qualquer maneira.

E se você é uma noiva antenada e ligada nas tendências de moda ou, até mesmo gosta de um estilo mais despojado e hippie? Tente imaginar que o seu casamento irá acontecer ao ar livre, ao céu aberto, com flores, árvores e gramas naturais, tudo ao seu redor.

O que acha da ideia de sua estrelinha de honra utilizar uma headband?

Daminhas de honra com headband
Daminhas de honra com headband

São pequenas tiras que se localizam na altura da testa e são muito estilosas e charmosas, vão dar um diferencial para o seu evento.

Cortejo das daminhas no casamento

É muito importante haver um pequeno ensaio do cortejo das pequenas. Podendo ser somente 40 minutos antes de iniciar o casamento.

Daminhas ensaiando
Daminhas ensaiando

Esse treino proporciona o espaço de esclarecer para as crianças as marcações, de que forma precisam se comportar diante dos convidados e durante a entrada no tapete, e até mesmo para onde devem ir após o final do cortejo.

Existe a opção das daminhas entrarem em seguida do noivo, lembrando que cada criança pode entrar carregando um objeto ou com uma missão diferente, sendo um desses a linda e famosa plaquinha avisando que a noiva está vindo.

Aliás, existem também aquela opção clássica das daminhas de honra entrarem na cerimônia na frente da noiva, durante a marcha nupcial.

Daminha, pajem e noiva entrando
Daminha, pajem e noiva entrando

Depois da cerimônia, as daminhas de honra e pajens precisam se retirar juntamente com o cortejo. O novo casal deixam o local da cerimônia acompanhados pelas estrelinhas do momento.

E se você já escolheu ou não as daminhas de honra para o seu grande dia, aproveite para apostar nas dicas e para ter o casamento dos seu sonhos se tornando realidade ao lado de crianças muito importantes para o casal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quando a noiva não tem pai quem entra com ela? Vestido para mãe da noiva: qual a cor ideal? Vestido de noiva: comprado, alugado ou sob medida? Vestido para mães dos noivos: um para cada estação Vestido para a mãe da noiva: como deve ser?