Onde se usa o anel de formatura?

O anel de formatura é a representação em forma de joia que simboliza o orgulho pela profissão escolhida.

Marca da finalização de um ciclo muito importante e especial da carreira de qualquer pessoa, ele também é o símbolo do começo de uma nova trajetória de vida e leva consigo muito significados em seus emblemas e pedras preciosas.

Um pouco da história e significado do anel de formatura

A tradição de utilizar anéis de formatura é muita antiga. O primeiro registro encontrado pelos historiadores é do ano de 1835, criado por um grupo de alunos e gestores nos Estados Unidos, da Academia Federal de Educação Militar de West Point – USMA.

Eles perceberam a necessidade de desenvolver um símbolo que representasse os alunos para sempre, recordando a todo momento dos seus ideais e valores ensinados em uma das instituições mais prestigiadas e reconhecidas daquela época.

O anel representa muita coisa, principalmente, para o formando
O anel representa muita coisa, principalmente, para o formando

Utilizar o anel também representava o orgulho pela universidade escolhida e frequentada. Eram utilizados apenas por membros da mesma “casa”. A ideia do anel de formatura como identificação acabou virando sinal de honra e caiu rapidamente no gosto dos alunos de outras universidades e faculdades, dando início, dessa forma, a famosa tradição de anéis de formatura.

Nos dias de hoje, o anel que passou muitas mudanças nos emblemas e pedras, ainda representa o orgulho, mas muito mais da profissão em si e da fase que foi cumprida. No momento atual, não se utiliza o brasão da faculdade, e sim o da profissão, e o tipo de pedra é padronizada pelo ramo de atuação.

Os primeiros modelos de anéis de formatura mostravam um design quadrado, parecido com um anel de sinete e levavam consigo o símbolo da instituição de ensino em vez do emblema do curso. Com o passar dos anos, cada universidade foi alterando conforme desejava e desenvolvendo novos modelos de joias.

Todavia, em alguns lugares do mundo, assim como nos Estados Unidos, a tradição ainda existe, e o anel tem o mesmo protótipo desde a sua criação.

Mesmo que nem todo mundo tem o costume de utilizar, grande parte da sociedade segue a tradição e faz questão de usar o acessório que simboliza a sua conquista. Mas e a pergunta que não quer calar, qual a mão e dedo certo de usar o anel de formatura?

https://www.instagram.com/p/BcKjmhCFWbR/?utm_source=ig_web_copy_link

É muito comum que no nosso país o anel seja utilizado no dedo anelar esquerdo. Existem pouquíssimos registros na história que trazem a explicação desta tradição. Contudo, a razão mais aceitável para esta escolha é que, de acordo com a cultura oriental, o dedo anelar seria comandado pelo sol, estrela associada ao brilho, ao esplendor e ao sucesso profissional e pessoal. Ou seja, usar o anel de formatura nesse dedo da mão esquerda abre uma porta de sucesso para o graduando.

Apesar dessa crença, algumas pessoas usam essa importante joia no dedo médio, para poder deixar os dedos anelares livres paras outros anéis, como por exemplo as alianças e os anéis de noivado. E nos Estados Unidos, país onde a tradição foi criada, algumas pessoas utilizam o anel na mão direita, mas apenas com o objetivo de não confundir com outros anéis.

Significado do anel de formatura
Significado do anel de formatura

Mas, o fundamental é lembrar que, mesmo que apresentemos algumas tradições e costumes para usar anéis de formatura, aliança e anéis de noivado, eles não são normas inquebráveis, afinal de contas, o que vale a pena mesmo é o que você acredita que é importante e que faz sentido para você. Nada pode impedir que as joias de formatura sejam usadas em outros dedos.

Mas e quando usar o anel de formatura?

Normalmente, os formandos ganham o anel de formatura na hora da colação de grau ou até mesmo alguns dias antes. Algumas pessoas preferem utilizar a joia de forma contínua, enquanto outros profissionais deixam somente para momentos especiais. Contudo, ninguém melhor do que nós mesmos para decidir quando e em qual dedo utilizar o anel, não é mesmo?

Embora tenha qualquer preferência de uso, é essencial lembrar sempre que você tem uma joia muito preciosa, que necessita de cuidado e carinho, em suas mãos. No entanto, procure evitar utilizá-lo em condições de risco, assim como na limpeza de sua casa, quando estiver manipulando produtos químicos e na prática de esportes.

E as pedras, o que representam?

As pedras se diferem conforme cada especialidade, profissão e/ou área de atuação. O curso de arquitetura, por exemplo, está relacionado com a pedra safira azul, enquanto os cursos de jornalismo e direitos têm a sua associação mostra pelo lindo rubi.

O rubi é uma joia valiosa que representa o dom da palavra, escrita e falada. Por esse motivo, os anéis de formatura dos cursos de direito e jornalismo tendem a ser associados pela pedra vermelha como gema principal.

E como esta pedra também está ligada a proteção, força e ao entusiasmo, outros profissionais como oficial de justiça, bombeiros e segurança do trabalho também usam o rubi como joia do anel de formatura.

https://www.instagram.com/p/ByydI1Tn0DH/?utm_source=ig_web_copy_link

No entanto, é preciso prestar atenção em algumas exceções, por exemplo: a esmeralda simboliza os profissionais da saúde. Ela é a gema principal para cursos como a psicologia, enfermagem, medicina, fisioterapia e veterinária.

Apesar da esmeralda representar a saúde, os cursos de odontologia e farmácia são utilizados as pedras topázio/citrino imperial nos anéis de formatura. Pois, cada profissão tem um contexto histórico em particular, por isso, cada pedra deve estar relacionada também com a história de cada profissão.

Por essa razão que o anel de formatura é uma verdadeira joia e muito valiosa, e não estamos falando apenas do aspecto material e sim, de significado. Ele é um símbolo concreto de todo os esforços enfrentados no decorrer da faculdade, desafios, problemas e claro, a grande conquista, e estará ali em seus dedos, sempre que desejar lembrar pelo o que lutou.

Ele é um símbolo de todo o esforço
Ele é um símbolo de todo o esforço

Portanto, procurar e encontrar a joia de formatura perfeita e que vai representar tudo isso é uma tarefa desafiadora.

É nesse momento que as dúvidas e questionamentos vão surgir a acerca de qual o tipo de material é melhor e mais resistente, se o emblema do curso e da instituição vão estar presentes, qual é a pedra e a cor correta, tamanho, qual dedo usar e qual o momento ideal para entregar um presente tão especial. Por isso, já selecionamos e esclarecemos acima muitos possíveis questionamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quando a noiva não tem pai quem entra com ela? Vestido para mãe da noiva: qual a cor ideal? Vestido de noiva: comprado, alugado ou sob medida? Vestido para mães dos noivos: um para cada estação Vestido para a mãe da noiva: como deve ser?