Outubro rosa

saia-transpassada-com-babados-midi

Quem não se lembra das marcantes camisetas “Câncer de Mama” com círculos azuis? Anos atrás era comum ver por todo lugar. Posso estar enganado mas nunca mais eu vi uma, e é realmente uma pena. Mas ainda bem que o Outubro Rosa está a cada ano com maior adesão.

O objetivo desta campanha é aumentar a conscientização da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, não apenas em outubro deve ser lembrado, mas durante o ano inteiro, o autoexame e também exames periódicos com um especialista.

Casos de câncer na família é um sinal para ter cuidado redobrado. Minha família sofreu muito com a perda de duas grandes mulheres, eram minhas tias, irmãs da minha mãe, que em duas situações complicadas tiveram as vidas encerradas, mas em ambos casos, o diagnóstico foi tardio.

A primeira teve câncer de mama e foi realizada a cirurgia que retirou uma parte da mama, alguns anos depois, foi constatado que o câncer não havia sido removido por completo e para piorar a situação havia se espalhado por todo o corpo. O segundo caso foi diagnosticado já com o câncer em estágio avançado. Perdemos as duas num período de 26 dias entre uma e outra, foi muito triste.

Mas talvez você tenha vindo parar neste tex

 

to por ter sido diagnosticada ou conhecer alguém que está com câncer e veio procurar informações na internet, se deparando com o triste quadro acima vivenciado por minha família. Minha mãe é uma de 5 filhas, sendo que perdemos as duas mais velhas.

A terceira das irmãs também teve câncer de mama, e após cirurgia para remoção da mama e quimioterapia que realmente não é fácil, e hoje, mais de 10 anos depois, ela está muito bem, leva uma vida normal cuidando de pessoas doentes e ajudando outras pessoas com tudo que pode.

Curada, boa parte em função de ter diagnosticado cedo. Uma curiosidade é que ela, após tudo isso, usa até hoje o penteado da peruca que usou quando ficou careca, e optou por não fazer cirurgia plástica para colocar uma prótese.

E se você pensa que acabou, no ano passado minha mãe, a 4ª das 5 irmãs também foi diagnosticada com, advinha o que?

Sim, câncer de mama. Ficamos tranquilos, era um estágio inicial também, ela fazia exames periódicos, consultas médicas e autoexame, e após uma mamografia e uma biópsia, foram feitos os preparativos para retirada das mamas, o tratamento de radioterapia e cirurgia plástica para colocar próteses, afinal, é muito difícil para muitas mulheres.

As próteses precisaram ser tiradas e uma nova cirurgia está marcada para as próximas semanas.

De 5 irmãs, 4 tiveram o mesmo problema, e como prevenção, a caçula está ainda pensando entre retirar as mamas ou correr o risco, que é altíssimo na família. A decisão é dela, mas você faria o quê nesta situação?
Sabe, o câncer não é fácil mesmo, então vamos nos preocupar sim. Você mulher, você homem, pai, filho, filha, amiga… se preocupe com as mulheres da sua vida.

Amar envolve apoiar antes, durante e depois, e se sentir amada e protegida ajudará na recuperação. E lógico, cuidar de si mesma, da saúde com hábitos saudáveis é fundamental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quando a noiva não tem pai quem entra com ela? Vestido para mãe da noiva: qual a cor ideal? Vestido de noiva: comprado, alugado ou sob medida? Vestido para mães dos noivos: um para cada estação Vestido para a mãe da noiva: como deve ser?