4 Dicas para ter sucesso na moda festa plus size em sua loja

A moda festa plus size é um segmento que vem crescendo a cada ano e movimentando a economia. E esta é uma grande oportunidade de sucesso na vendas para lojistas de moda ganharem nos clientes e gerarem vendas de alto valor agregado.

O mercado nacional de festas e segmento de plus size cresce 7% ao ano, movimentando cerca de R$ 5 bilhões, segundo a Associação Brasileira do Vestuário (Abravest). O percentual corresponde a aproximadamente 350 lojas físicas e 70 lojas virtuais. A expectativa, de acordo com o órgão, é de um crescimento futuro de 10% ao ano.

Embora exista grande demanda no mercado de moda festa plus size, não se iluda. O setor  exige dos empreendedores conhecimento real sobre o público e seu comportamento. Uma vez que o publico se divide em três:

  • Mulheres curvilíneas: que aceitam sua proporções e sabem usar a moda a seu favor
  • Mulheres tamanho G: que apresentam situação transacional ( estão acima do padrão, mas não são plus size, e pensam em voltar a usar M em muito em breve)
  • Mulheres plus: que não sabem usar a moda a seu favor e muito menos entendem suas proporções

Vamos as dicas para você que deseja aumentar ou iniciar já com sucesso no segmento de moda festa em sua loja de roupas.

1. Invista na diversidade de cores dos vestidos de festa plus size.

Quando o assunto é moda festa plus, interessante saber que existem mulheres que se preparam para um grande evento, como formatura ou casamento com proporções físicas diversas, com desejos e objetivos diferentes, e entender e atender o desejo de cada uma delas pode se tornar um grande desafio para sua equipe de vendas

Vestidos de festa plus size tamanhos grandes Arthur Caliman

Uma coisa é entender os desejos das clientes. Outro ponto é estar e ser capaz de solucionar ou atender a esses desejos!

A dica aqui é você ter no estoque da sua loja diversas cores de vestidos de festa em tamanhos grandes para atender os desejos de  clientes que serão madrinhas de casamento, mães de noiva e noivo, formandas e convidadas.

Afinal cada ocasião exige um dress code, e a cada temporada aparecem novas tendências de cores para ocasiões especiais, mas sempre aposte:

  • 70% de sua compra em cores clássicas como grenás, azuis, verdes.
  • 20% de sua compra em cores tendência, como marsalla, tiffany, roses.
  • 10% de sua compra em cores de vanguarda e estampas.

2. Tenha tamanhos variados em seu estoque de moda festa plus size.

Algumas lojistas esquecem que o termo plus size significa muito mais do que tamanhos grandes, mas sim que o padrão de medidas simplesmente não existe para essas pessoas que usam tamanhos fora do padrão de modelagem das marcas e confecções de moda.

Portanto acostume-se a atender clientes que vestem manequim 48 de busto com medidas de quadril próximas ao manequim 52. Ou clientes onde a cintura não seja acentuada.

E para você conseguir atender a estes clientes, seu estoque deve conter vestidos de festa gg ou em tamanhos grandes, que variam do tamanho 48, 50, 52, 54, 56, 58…E em muitos casos tamanhos 60 e 62!

Geralmente os vestidos nos tamanhos 54, 56 e 58 são os que mais tem saída.

Portanto resumidamente a dica é que a escolha do seu estoque corretamente será a garantia de vendas para sua loja neste segmento, pois os clientes quando gosta geralmente acaba escolhendo adquirir em sua loja devido a falta de opção no mercado.

3. Entenda seu público plus size

Entender o comportamento e as os biotipos de suas atuais e futuras clientes madrinhas plus size que se preparam para um momento especial é fundamental para você e sua equipe terem sucesso com a moda festa plus size.

Modelos de vestidos de festa plus size Arthur Caliman

Existem clientes com biotipos:

  • Triângulo ( A ) medida dos quadril maior que o ombro
  • Triângulo Invertido ( V ) medida do ombro maior que o quadril
  • Ampulheta ( X ) cintura muito evidente
  • Oval ( O ) medida da cintura maior que o quadril e ombro
  • Quadrado ( H ) cintura ausente ou pouco evidente

Muitas vezes clientes do tipo (A) preferem modelos de vestidos de festa que disfarçam o quadril largo e deixam elas mais esguias, mas para toda regra existe uma excessão, temos certeza que você encontrará clientes plus que desejam evidenciar o quadril e suas curvas, são as mulheres curvilíneas.

A equipe deve então exercer uma venda consultiva ou seja uma boa conversa antes é fundamental.

Clientes do tipo (H) sao sempre um desafio para equipe de vendas. Tenha consciência de ter em seu estoque modelos que propiciem tais clientes se destacarem.

O perfil de cliente (X) é um dos mais fáceis de se atender, ou seja elas já podem encontrar no mercado, portanto tome cuidado para não ter em seu estoque somente vestidos que atendam esse biotipo.

Temos certeza que aumentar os volumes nunca foi uma das opções que voce e sua equipe pensariam propor a uma cliente plus, mas no caso de clientes com o perfil (O) essa é uma das opções mais sensatas para equalizar a diferença entre o centro e as extremidades.

Cliente do tipo (V) desejam opções de modelos de vestido de festa que tenham saias volumosas para equalizarem a diferença que existe.

4. Entenda os horários das ocasiões

Muitos lojas de roupa que se aventuram no mercado de moda festa plus size, cometem um grande erro. Ao apresentarem opções totalmente destinadas ao publico que usara os vestidos no período noturno, mas esquecem que cada vez mais existem ocasiões especiais  como casamentos se realizando em momentos diurnos (no campo) e ate matutinos (na praias)

Vestidos de festa plus size
Moda festa plus size tamanhos grandes vestidos de festa para madrinhas e formandas

Portanto para vender vestidos de festa plus size, invista em vestidos de comprimentos diferenciados, tecidos com estruturas diferentes e principalmente vestidos plus size com brilho e sem brilho, assim sua loja e sua equipe de vendas terá muitas opções para atender a esse exigente publico que cada vez mais se conecta ao online.

Resumidamente vimos 4 dicas importantes que podem fazer o seu negócio decolar e alcançar novos clientes que buscam opções diferenciadas em tamanhos grandes e especiais, e ainda começar a faturar neste segmento que não para de crescer.

Tenha noção que de que existe sempre uma pergunta: Como ter sucesso na moda festa plus size em minha loja, e a principal chave está em seu estoque, ele é fundamental para atender esse publico, e que tamanhos maiores sao mais faceis de vender do que aqueles intermediários. Veja também que existe um mercado de noivas plus size

Agora veja como vender e voltar a ter lucro com a moda festa plus size me diga se gostou das dicas práticas que acabei de lhe explicar e deixe os comentários dos resultados alcançados por sua equipe de vendas.

Arthur Caliman

 

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