Vestido de noiva plus size: dicas para não errar na escolha

Há um consenso entre as noivas de que a etapa mais emocionante da organização de um casamento é a escolha do vestido. Essa é uma responsabilidade e tanto, já que muitas mulheres idealizam o vestido dos sonhos e o momento da cerimônia desde meninas.

Para aquelas que estão em busca de um vestido de festa plus size, essa pode ser uma tarefa ainda mais complicada.

Mesmo que muitas lojas possuam uma extensa variedade de tamanhos, ofereçam a possibilidade de ajustes ou, ainda, a opção de vestidos feitos sob medida, muitas marcas ainda colocam modelos magérrimas em suas campanhas.

Além do fato de que esse já é um conceito um tanto quanto ultrapassado no mundo da moda em geral, isso cria a ilusão de que mulheres acima do peso não casam, ou de que não há vestidos de noivas para elas.

Muito pelo contrário! Há vestidos lindíssimos para você que está prestes a subir ao altar e procura por um vestido plus size que te deixe deslumbrante. Confira a seguir algumas dicas para não errar na escolha.

O seu gosto é quem dita as regras

Independente das dicas e orientações para que você escolha o vestido de noiva ideal, é importante ter em mente que nenhuma regra deve se sobrepor ou ser mais importante do que o seu gosto ou seu estilo pessoal.

Quem dita as regras e tendências do seu casamento é você! Como esse é um grande dia, com o qual você provavelmente sonha há muito tempo, o mais importante é escolher um look que te faça sentir confortável e bonita.

Acima de tudo, você deverá estar confortável dentro dele
Acima de tudo, você deverá estar confortável dentro dele

Isso é o essencial, mantenha como sua maior prioridade para escolher o vestido perfeito.

No dia da prova do modelo, certifique-se de que você se sente à vontade. Caminhe com o vestido, sente-se e, se julgar necessário, experimente até mesmo dançar um pouco para verificar se está tudo ok e confortável, o que é fundamental para que você se sinta confiante e pronta para arrasar no grande dia.

Foco nas curvas!

Sabe aquele papo atrasado de que mulheres gordas têm que usar modelitos com bastante tecido para esconder o corpo? Isso é besteira! Seja um modelo mais moderno ou algo mais clássico, o importante é usar algo que faça você se sentir poderosa para o seu casamento.

Não há nada de errado se você quiser optar por um modelo mais recatado e discreto para o grande dia, mas isso não deve ser encarado como uma regra.

Escolher um modelo que ajude a destacar as curvas do seu corpo pode ser uma ótima ideia para criar um visual harmonioso e deslumbrante.

Está liberado decote, sim!
Está liberado decote, sim!

Com a cintura e o busto marcados e a saia um pouco mais aberta, por exemplo, você irá alongar o seu corpo, criando uma estética acentuada e super elegante.

Vestidos com corte reto, por exemplo, ou justos no quadril, podem deixar sua silhueta quadrada e em desarmonia. Para evitar que isso aconteça, você pode apostar em um modelo com a cintura bem marcada e com detalhes no busto (como bordados, rendas ou pedrarias), o que irá destacar as suas curvas ao invés de ofuscá-las.

Os modelos com corte império (saia em A) fazem um enorme sucesso entre os vestidos de noiva plus size, principalmente aqueles que tem uma marcação logo abaixo dos seios, ficando mais soltinhos embaixo, o que ajuda a prolongar a silhueta. É puro charme, e sucesso na certa!

Esse modelo destaca bem o seu corpo, ressaltando o que há de mais bonito

Se você gosta do decote tomara-que-caia, esse tipo de corte é definitivamente a escolha ideal, e oferece uma imensa diversidade de opções com essa combinação, com várias possibilidades de tecidos e complementos.

Opte por modelos que favoreçam o seu corpo

Cada mulher possui um biotipo ou tipo de corpo, o que deve ser levado em consideração na hora de escolher qualquer peça de vestuário, principalmente no caso de roupas formais, como os vestidos de noiva.

Se você quer disfarçar o tamanho do seu quadril, por exemplo, pode optar pelo vestido no estilo princesa, com saia volumosa e cintura marcada. Está aí um modelo clássico e charmoso, que agrada quase todo mundo.

Vestido princesa também vai bem no modelo plus size
Vestido princesa também vai bem no modelo plus size

Os modelos em linha reta são os mais indicados nesses casos. Também é sugerido evitar modelos que deem volume ao quadril, como no caso das saias rodadas, por exemplo. Boas alternativas são peças com corte evasê e saias mais longas, que alongam a silhueta e equilibram as curvas do quadril com o restante do corpo.

Para disfarçar o quadril e alongar o silhueta, o indicado é evitar os modelos sereia.

Já se o seu problema é com a barriga, você pode dar preferência por cortes que ajudem a disfarçar a região do abdômen, como vestidos drapeados e o próprio corte império, já citado anteriormente e que faz um grande sucesso.

Em geral, peças que marcam a cintura logo abaixo dos seios ficam lindas, valorizando as curvas e disfarçando com sutileza o abdômen. As saias em crepe também são uma boa pedida.

Em contrapartida, saias com corte muito amplo e armado podem ser arriscadas, criando uma sensação de desproporção no visual. A saia evasê fluída, feita com tecidos leves, fica belíssima e com um toque romântico.

Saia fluída com um tecido fino e leve
Saia fluída com um tecido fino e leve

Se você é baixinha, que tal optar por um vestido justinho, com cortes em linha reta para alongar a silhueta? Fica lindo e super elegante! É indicado evitar vestidos com detalhes na horizontal,  modelos plissados ou caudas muito longas, que podem achatar a silhueta.

Se você possui seios volumosos, tome cuidado com vestidos tomara-que-caia: eles podem ser uma alternativa arriscada, justamente por deixarem a desejar no que diz respeito à sustentação do busto. As alças finas, nesse caso, também podem prejudicar, uma vez que podem marcar o ombro.

Uma boa opção aqui é investir em vestidos com decotes em V ou estilo canoa, que ficam puro encanto!

Se você quiser disfarçar os braços, o vestido certo também pode ajudar. O ideal é optar por modelos com alças finas e discretas, ou com mangas médias a longas, feitas com tecido fino, como a renda.

As mangas ¾, por exemplo, têm feito muito sucesso entre a moda dos vestidos de festa, e continuam sendo uma grande aposta para os próximos anos. Com transparências e rendas esse tipo de vestido fica um charme: além de estar super na moda, desenha a pele e a silhueta feminina com muita elegância e requinte.

O decote ideal

Em geral, os decotes que deixam o colo mais à mostra são as melhores opções para os vestidos plus size. Os preferidos são a gola V, o decote em U ou em forma de coração, que ajudam a alongar o colo e disfarçar os seios grandes.  

Os decotes muito altos podem valorizar a região dos seios, enquanto que os mais abertos ajudam a disfarçar a região. Escolha o modelo do decote de acordo com a impressão que você quer causar.

O decote em coração é sempre uma boa pedida
O decote em coração é sempre uma boa pedida

O modelo tomara-que-caia não é muito indicado para quem tem seios volumosos, mas caso essa seja a sua escolha, dê preferência por um tecido que ofereça uma estrutura firme que dê sustentação e segurança.  

O decote ombro a ombro faz um grande sucesso, e cai super bem em qualquer tipo de corpo. Ele é perfeito para quem tem preferência em montar um visual clássico e tradicional de princesa.

E quanto ao tecido?

A aposta mais elegante para os vestidos plus size são modelos feitos de tecidos leves e fluidos. A renda, o crepe e o tule, por exemplo, se aplicados em saias retas, ajudam a alongar a silhueta e dar a sensação de movimento enquanto você caminha até o altar. Se você quer apostar em uma entrada triunfal, então invista nesse tipo de vestido!

Aposte em vestidos que confiram movimento
Aposte em vestidos que confiram movimento

Outras boas opções de tecidos para o vestido de noiva são o shantung, o zebeline e o tafetá de seda, que quando encorpados ajudam a valorizar as curvas do corpo.

Com recortes diferenciados, então, ficam ainda mais exuberantes. Já a seda e o chiffon são considerados vilões se a intenção é disfarçar alguns pontos, uma vez que eles são caracterizados por marcar muito o corpo.

Escolhendo o véu

Os diversos modelos e detalhes do véu oferecem um grande leque de possibilidades, dos mais curtos aos maxi, que vão além da saia, e dos mais básicos aos mais trabalhados, com brilho e pedrarias.  

A Fabiana Karla escolheu o véu médio
A Fabiana Karla escolheu o véu médio

O véu que fica na altura dos ombros, sem muito volume, combina com todos os tipos de vestido. Se você quiser causar um efeito mais afinado ao rosto, pode optar por um modelo com caimento nas laterais.

Já se você quiser escolher um daqueles modelos bem compridos, selecione com cuidado, pois eles podem causar o efeito de achatamento da silhueta.

Vestido curto pode?

Não só pode como fica lindo e está super na moda! O vestido de noiva curto tem se tornado uma opção cada vez mais considerada pelas noivas plus que vestem tamanhos grandes, por ser uma alternativa mais moderna e irreverente.

Há algum tempo, pouquíssimas mulheres ousavam escolher um modelo curto plus size para compor o seu look de noiva, já que o vestido longo por muito tempo foi considerado a única escolha possível para usar no grande dia.

Vestido de noiva plus size curto
Vestido de noiva plus size curto

Os tempos mudaram, e atualmente o vestido curto tem conquistado o coração de muitas noivas e sido uma aposta recorrente nas cerimônias.

A única dica aqui (e isso vale para qualquer tipo de corpo) é atentar para o comprimento, principalmente no caso de cerimônias religiosas. Dê preferência por modelos na altura do joelho, ou um pouco acima dele. Vestidos de noiva muito curtos podem perder a elegância que a ocasião exige, além de ter o risco de limitar os movimentos da noiva, deixando-a pouco confortável.

Gostou deste post? Não deixe de comentar e compartilhar com suas amigas

Equipe AC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

10 vestidos de noiva para mini wedding 10 vestidos de festa plus size 10 vestidos de festa para casamento civil 10 vestidos para mães dos noivos Vestido com fenda: Ideias para usar em eventos sociais