5 dúvidas que você terá ao escolher seu vestido para o baile de formatura

O baile de formatura é o momento mais aguardado por qualquer estudante de colégio, faculdade ou universidade. Depois de tantos anos de estudo, nada mais justo que comemorar essa conquista em grande estilo! Para as formandas, o momento envolve ainda uma escolha desafiadora, mas também prazerosa: o vestido de formatura.

A decisão do vestido de formatura exige calma e muita criatividade, afinal, é indispensável que a formanda sinta-se bela e confortável para comemorar o dia mais feliz de sua vida.

Pensando nisso, preparamos esse post para te ajudar a escolher o vestido dos sonhos.

Comprar online ou na loja física ou mandar fazer o vestido de formatura?

Cada uma das opções têm suas vantagens. Cabe a você decidir qual combina mais com o seu estilo, tempo, localização e seu bolso.

1 Brilhar ou comparecer na festa?

Brilhar na festa nem sempre é um comportamento desejado por formandas, mas sim uma opção para aquelas que desejam celebrar essa conquista e mostrar sua melhor versão, que será eternizada por muitos e muitos anos em fotos.

Vestidos de formatura
Vestidos longos brilhando no baile de formatura

O momento é único e a formanda deve se sentir segura para brilhar, porém infelizmente algumas formandas insistem em somente comparecer a festa, no caso com os  vestidos alugados, que geralmente não valorizam o seu melhor, pois não são feitos todos os ajustes necessários para valorizar a silhueta feminina ou seja você sempre fica com aquele look final com cara de vestido emprestado na hora da festa.

Geralmente as barras são alinhavadas e não cortadas portanto, é fácil saber quem alugou o vestido na hora da festa, outro ponto desfavorável é a formanda correr o risco de encontrar a torcida do flamengo usando o mesmo vestido que o seu no baile de formatura, pois as lojas que alugam não costumam agendar a festa. Portanto pense duas vezes antes de alugar, se a grana esta curta experimente encontrar os vestidos de formatura para compra com valores reduzidos!

2 Comprar pronto na loja física, na loja virtual ou mandar fazer na costureira?

Comprar um  para o vestido para o baile de formatura é a opção ideal para as formandas que gostam de vestir modelos próprios incríveis, ousados e que roubam a cena no baile de formatura.

Na loja física você pode escolher sua marca preferida e experimentar diferentes modelos e terá a disposição uma consultora para tirar suas dúvidas. No entanto, essa facilidade tem um valor um pouco mais alto!

Vestidos para baile de formatura
Loja de vestidos de formatura em São Paulo Arthur Caliman

Antes de comprar, pergunte se a loja faz o agendamento da festa. Você não quer correr o risco de ver outra formanda ou convidada usando seu vestido, certo? Outra vantagem de comprar ao invés de alugar seu vestido, pois as lojas de aluguel não fazem o agendamento e você corre o risco sozinha!

Compre online vestidos de formatura

Na loja virtual de vestidos de festa você tem a comodidade de ver todas as opções na comodidade da sua casa ou no seu smartphone mas não se iluda nem todos os vestidos as lojas marcas postam em suas lojas virtuais, então sempre vale a pena dar aquela visita básica na loja física para provar e tirar suas dúvidas de como o modelo fica no seu corpo.

Contratar uma costureira hoje é o caminho mais difícil para a formanda que deseja um modelo exclusivo pois a mulher moderna não tem tempo de procurar o tecido e uma costureira de confiança para tornar realidade aquela peça perfeita que viu em uma revista.

Afinal isso não é exclusividade é pura copia e correr risco do vestido não ficar como deseja, pois um modelo de vestido para ficar pronto exige um estilista, um modelista e uma costureira ( então evite essa opção)

É indispensável marcar provas frequentes com a costureira, para verificar se o modelo está sendo feito como o planejado! Mandar fazer o vestido exige mais antecedência do que as duas opções anteriores.

3 Qual deve ser a cor escolhida para meu tom de pele?

Existem cores de vestidos de formatura que harmonizam com determinados tons de pele e, apostar em uma dessas opções pode te auxiliar a ficar ainda mais bela.

  • Pele amarelada/parda: aposte em cores mais frias e tons pastel, preferencialmente verde, azul. As jovens orientais podem apostar no azul e no violeta.
  • Pele clara/rosada: rosa, violeta, bege e azul são boas escolhas para as meninas de pele clara. As loiras podem apostar em tons vibrantes, como vermelho, azul-turquesa e coral.
  • Pele negra: branco, amarelo, vermelho e azul são boas escolhas. Cores mais claras ou tons vibrantes!
  • Pele oliva: cores frias e escuras são uma boa pedida. O rosa e o vermelho disfarçam traços de palidez.
  • Pele morena: esse é o tom de pele que mais abrange combinações. Laranja, azul, amarelo e verde te deixarão reluzindo!

Para que você e suas colegas formandas não corram o risco de chegar no dia com a mesma cor ou tom, vale a pena criar grupos no Facebook e no Whatsapp para definir um acordo com a preferência de cada uma.

Vestidos para formatura Arthur Caliman

Mas vale também todas combinarem com o mesmo tom de cor ou nuances de cores do mesmo tom, fica muito lindo quando combinado!

Obs: Para formandas de direito costuma-se usar vermelhos ou grenas, para formandas de medicina a cor verde, para formandas de administração a cor azul, para formandas de odontologia a cor vinho.

4 Qual modelo de vestido formatura é o melhor?

Tipos de modelagem para vestidos de formatura XHVOA
Existem decotes, recortes e adereços que são capazes de valorizar diferentes tipos de corpo. Confira!

  • Muito busto e/ou triângulo invertido (v): aposte em decotes mais quadrados e transpassados. Escolha mais justos em baixo, valorizando o quadril.
  • Pouco busto e/ou pera (A): busque decotes mais profundos. O tipo de corpo “pera” é marcado por mais curvas no quadris. Vale a pena apostar nos vestidos mais justos na parte de cima e com saia rodada.
  • Retangular (H): esse formato tem poucas curvas, nesse caso, é válido apostar em modelos mais justos e de cintura marcada.
  • Ampulheta (X): esse é um corpo equilibrado, portanto o ideal é escolher o que valorizar. Se apostar no decote, evite as fendas e vice-versa.
  • Maçã (0): esse tipo de corpo é marcado por pernas mais curtas e finas e um bumbum mais achatado. Nesse caso, o ideal é valorizar o busto com um decote V.
5 Planeje com antecedência ou dá para resolver tudo em cima da hora?

Planeje sua escolha e suas pesquisas com no mínimo de 120 dias antes da festa, para assegurar as melhores opções de vestidos e os melhores negócios.

Veja também: Os 10 vestidos de arrasar no baile de formatura em 2018

Espero que tenha gostado!

Deixe seu comentário abaixo <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *