10 dicas para acertar na escolha do vestido de formatura

Qual é o vestido de formatura perfeito? Para responder essa questão, há quem tenha como referência os looks de grandes famosas ou responda que o vestido de formatura ideal depende muito de cada biotipo.

Mas a verdade mesmo é que o vestido perfeito é aquele que faz você, formanda, se sentir ainda mais linda, elegante e, claro, muito confortável.

Só que a dúvida bateu e você está aí meio perdida entre tantas opções de vestidos? Calma que a gente te ajuda! Olha só nossas 10 dicas de como escolher o vestido de formatura. Todo os nossos toques são in-fa-lí-ve-is! Confira!

Pense no que você quer destacar

Qual ou quais partes do seu corpo você mais gosta? O que você gostaria que o vestido de formatura realçasse ainda mais e realmente deixasse em evidência?

Pensar nessas perguntas ajuda a definir a modelagem, recortes e detalhes do look perfeito para você. Vamos lá, por exemplo: pra quem quer destacar os seios, o velho e bom “decote V” (bem alongado) é tudo! Ele dá um ar de sensualidade na medida certa.

https://www.instagram.com/p/BpwvInjHaN8/

Já pra quem ama looks que valorizem as pernas, o melhor é o vestido de formatura com fenda, principalmente, frontal. E para quem quer deixar as costas à mostra, os modelos com decotes ou em tiras na parte de trás são maravilhosos.

Viu só como você já começou a imaginar muitos vestidos de formatura? E olha que nossas dicas estão só começando…

Moda minimalista, tradicional ou destacada?

Existem várias tendências da moda para vestido de formatura. A minimalista, como o próprio nome adianta, sugere que “menos é mais”, assim, os looks são, principalmente, lisos e de cores básicas (preto, nude, off-white).

Vestido com detalhes, deixando a peça ainda mais bonita
Vestido com detalhes, deixando a peça ainda mais bonita

Mas se você prefere algo mais tradicional, os vestidos com bordado de renda em tule transparente ou ainda com estampa floral são incríveis.

Já para quem gosta mesmo da moda mais destacada, o melhor é optar por looks repletos de bordados de pedrarias, bem cheios de brilhos mesmo.

Considere a colorimetria

Colorimetria: uma dica valiosa para saber escolher vestido de formatura e muitos outros tipos de looks. Mas o que significa esse termo? A colorimetria é o estudo científico das cores, de acordo com diferentes tons de pele.

Para saber quais colorações ficam melhor em você, é necessário saber qual é o seu tipo de pele: quente, fria ou neutra. A forma para descobrir é bem simples. Analise a cor das veias do seu braço, se elas forem esverdeadas ou amareladas, seu tom de pele é quente.

No caso de veias mais rosadas, a tonalidade da pele é fria. E se você não conseguir definir a cor das suas veias, então, seu tom de pele é neutro. Definido o tom da sua pele, vamos às cores ideais dos vestidos de formatura.

Os tons de pele quentes pedem looks vermelhos, pinks, dourados, amarelos, laranjas. Tons frios combinam com: azul, rosa, roxo, verde. E a pele neutra fica bem com todas as cores (olha só que vantagem, hein?!) Depois de saber o conceito de colorimetria, escolher um vestido de formatura incrível fica muito mais fácil!

Qual a cor do seu curso?

E falando ainda em colorações, você pode escolher um vestido de formatura da mesma cor do seu curso.

No geral, as graduações da área da saúde são representadas por verde, enquanto a rubi remete aos cursos de Direito, Comunicação Social (Publicidade, Jornalismo, Rádio e TV, etc.).

Já os cursos ligados ao exercício da educação (licenciatura), por exemplo: Pedagogia, Letras, Ciências Biológicas ou Sociais, entre outros são lilás. E a cor azul representa Engenharias, Ciências Econômicas, Química Industrial e tantos outros.

Escolha o vestido de acordo com penteado

Toda formanda deve estar impecável no dia tão esperado. Para isso, o vestido precisa ficar em perfeita sintonia com o penteado, isso significa que um não deve ofuscar o outro.

Então, nossa dica é: para vestidos com muitos detalhes nos ombros, no colo ou no começo das costas, o ideal é optar por penteados que deixem as madeixas presas (rabo de cavalo, coque bagunçado ou arrumadinho, trança lateral).

Penteado combinando com o vestido
Penteado combinando com o vestido

Mas se você curte mais penteados com os cabelos quase ou totalmente soltos (com faixa, grampos, arquinho), os vestidos lisos ou um pouquinho mais básicos na parte superior, são os melhores.

Considere a estação do ano

Muitas formandas acabam se esquecendo de considerar um ponto muito importante: em qual estação do ano será a festa de formatura?

Estações do ano influenciam na sua escolha
Estações do ano influenciam na sua escolha

A atenção com esse fator garante looks mais confortáveis e, claro, com características da moda propícias para aquele determinado momento.

Se a sua comemoração for no fim ou no início do ano (época do verão), dê preferência para vestidos de formatura com tecido bem leve, por exemplo, crepe fino fluido ou chiffon, além disso, recortes estratégicos, estampas florais ou estilo monocromático em cores vibrantes caem muito bem.

Já para festas realizadas no meio do ano (temporada de inverno), aposte em looks com manga longa ou ⅞, além de cores fechadas, por exemplo: azul marinho, marsala, verde musgo, vermelho vinho, entre outras.

Descubra a cor Pantone do ano

A cada ano, a Pantone (empresa mundialmente conhecida pelo sistema de cores) define uma coloração que será a principal pelos doze meses seguintes.

A coloração escolhida é referência para a indústria gráfica, têxtil e, claro, para o mundo da moda.

A cor Pantone de 2019 é coral e, diga-se de passagem, um tipo vibrante que combina com o estilo de muitas formandas.

Invista na cor coral em looks monocromáticos,  estampados, bordados ou com recortes estratégicos e arrase!

Conheça os tecidos

Conhecer os vários tipos de tecidos é fundamental para acertar na escolha do look. Afinal, um vestido de formatura confeccionado em tecidos ideais garante muito mais conforto, além disso, soma ao visual como um todo.

Na confecção de vestidos de festa, os tecidos mais usados são os seguintes: crepe, cetim, chiffon, paetê, viscose e tule.

O crepe é um tipo maleável e leve que proporciona excelente caimento. Um pouco mais diferente, o tecido de cetim é mais pesado, apesar disso, oferece um bom caimento.

O chiffon, muito usado na confecção, principalmente, de saias garante muito conforto, já que é leve e também veste super bem. Para quem prefere paetê, é preciso se atentar na forma do bordado, quando o acabamento fica bem distribuído, dá pra aproveitar muita leveza.

O tecido de viscose, por sua vez, é bem fresco, leve com bastante caimento. E o tule é mais um tecido bem gostoso de usar, ele é bem maleável e dá aquele efeito de transparência incrível.

Aposte na transparência

Na hora de escolher o vestido de formatura perfeito, sugerimos que você considere a transparência. Isso porque essa tendência é atemporal, ou seja, nunca sai de moda. Além disso, a transparência é uma proposta sensual e elegante.

Os vestidos confeccionados em tule transparente com bordado (de renda ou de pedraria) são ótimos exemplos de looks transparentes incríveis.

Vale lembrar que, para o período noturno (comum das festas de formatura), os bordados com pedras e brilhos cai super bem.

Tendências da moda 2019

É claro que a gente não poderia deixar as tendências da moda de 2019 de fora!

Dentre as principais propostas, estão as estampas animal print ou étnica. Esses dois estilos se destacam e chamam atenção por si sós. Sem dúvidas, são incríveis para quem pensa vestido de formatura com bastante cores e uma pegada bem moderna.

Além das estampas, os tecidos franzidos também estão com tudo. Dá pra aplicar essa proposta na parte dos ombros, da cintura ou da barra dos vestidos.

Mais uma tendência forte é a de tons terrosos, uma opção que também se destaca e combina com muitos estilos

E aí, gostou das nossas dicas? Temos certeza que agora você vai encontrar o vestido de formatura ideal com muito mais facilidade. Não perca tempo e defina o seu look o quanto antes! Boa festa e muito sucesso na carreira profissional!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Vestido para mãe da noiva: qual a cor ideal? Vestido de noiva: comprado, alugado ou sob medida? Vestido para mães dos noivos: um para cada estação Vestido para a mãe da noiva: como deve ser? 10 vestidos de noiva para mini wedding