Como escolher o vestido de festa de quinze anos para convidadas

Que as festas de quinze anos são uma delícia, ninguém pode negar! Muitas meninas e famílias passam anos sonhando com este dia, e é claro que nada pode sair errado. Porém, uma dúvida que bate à porta de quem está planejando esta data especial é como escolher o vestido de festa de quinze anos para convidadas.

Então, se você não sabe por onde começar, mas tem uma festa de quinze anos que deverá comparecer, pegue o lápis e o caderno e se atente as dicas que vamos lhe passar abaixo, combinado?

Trajes de festas de 15 anos

Para que você não erre na escolha do seu modelito de vestido, é importante que você saiba qual será o estilo da festa proposto pela debutante. Num modo geral, na hora da entrega do convite já vem especificado qual será o estilo da festa- de modo que você consiga se planejar melhor e mais adequadamente para a ocasião. Por isso, o primeiro passo é identificar o traje que você deverá vestir.

Por exemplo, se estiver escrito que a festa será a traje a rigor, quer dizer que você terá que se vestir de gala, num padrão A da festa em questão. É obrigatório, neste entendimento, o uso de vestidos longos, sofisticados, bastante trabalhados e que poderão apresentar em si, bordados, fendas, brilho e transparências.

traje a rigor
traje a rigor

Contudo, se a festa for traje social (que também é conhecido como passeio completo) você tem a opção de usar um modelo de vestido longo ou vestido curto, podendo, inclusive, optar por calças, blusas e saias. Mas, tenha a atenção redobrada nesta parte: é necessário que o tecido escolhido por você seja um tecido nobre e bastante sofisticado, como por exemplo, um crepe ou musseline, que acaba deixando o seu look mais formal e elegante.

Traje social deixa o ambiente elegante e confortável
Traje social deixa o ambiente elegante e confortável

Muito embora em poucos casos, outra opção disponível é que a festa seja traje esporte fino (também conhecido como passeio). Esse estilo mistura com perfeição o casual e o formal. Assim sendo, as convidadas da festa podem optar por vestidos, blusas, calças, tailleurs- sempre com versão de tecidos elegantes, com sapatos altos ou de saltos médio. E, atenção: não exagere no decote ou na transparência da sua peça.

Traje esporte fino se adapta em qualquer situação
Traje esporte fino se adapta em qualquer situação

 

O horário da festa

Outro detalhe muito importante, mas que muita gente não se atenda com a devida atenção, é o horário da festa. Embora grande parte das celebrações de 15 anos aconteçam à noite, algumas meninas podem optar pela comemoração no fim de tarde ou até mesmo o período vespertino.

Por isso, esteja atenta ao horário. Se a sua festa for acontecer durante o dia, procure escolher opções de vestidos que sejam mais leves, sem conter muito brilho e que sejam esvoaçantes. Outra boa opção para você são os tecidos estampados, principalmente se a comemoração for ao ar livre ou no campo, por exemplo.

Se a comemoração for na praia, prefira modelos leves e que sejam mais curtos, na medida dos joelhos, por exemplo. Já para festas à noite, está liberado o uso de brilho, transparência, cores fortes e claro: muito brilho.

Conheça seu corpo

Agora você me pergunta: O que fazer para encontrar o vestido de festa de quinze anos perfeito? Eu te respondo: conheça o seu biotipo!

Triângulo Invertido

O biotipo da mulher com triângulo invertido é caracterizado pelas costas e ombros maiores do que o quadril e a cintura.

Biotipo triângulo invertido
Biotipo triângulo invertido

A opção neste caso é a escolha de vestidos com alças mais largas, além da opção do decote em V. Use modelos volumosos no quadril, que servirão para conseguirmos equilibrar o visual. Você pode apostar em drapeados, babados ou até mesmo, bordados.

O que evitar: Decote canoa, tomara que caia, vestidos com frente única ou que sejam estruturados com ombreiras e mangas balonês.

Retângulo

O biotipo desta mulher é cintura, quadris e ombros com quase a mesma medida.

Biotipo retângulo
Biotipo retângulo

A melhor dica é tentar criar mais volume na região do busto, investindo, por exemplo, em modelos transpassados, além de drapeados laterais e pregas. Você também pode apostar com tudo em listras horizontais, cintos, vestido trapézio e tubinho- que são modelos que costumam valorizar muito o seu corpo.

O que evitar: procure não usar vestidos que tenham cortes retos, com modelagens mais abrangentes.

Pera (ou triângulo)

Biotipo Pera- ou triângulo
Biotipo Pera- ou triângulo

Já a mulher com este biotipo possui ombros e cintura mais estreitos se comparados ao tamanho de seu quadril.

Pode apostar em decotes profundos e ousados, como por exemplo, o modelo império que irão te ajudar a balancear o seu corpo. Outras boas opções que você tem à sua disposição são os vestidos tomara-que-caia e os modelos de frente única.

O que evitar: Procure não usar cintos mais chamativos, dando preferência aos modelos que são transpassados- e que tenham cores escuras na parte debaixo do modelo.

Oval

Este biotipo possui a cintura maior que os ombros e que o quadril. O ideal é que a mulher que o tenha invista em vestidos com alças largas, e que de preferência, não estejam sempre entes ao corpo. Outra boa opção é a utilização de listras verticais e tons escuros.

Biotipo Oval
Biotipo Oval

O que não usar: estampas exageradas e clores mais claras. Busque sempre chamar um pouco mais a atenção para a parte superior. Para isso, faça uso de drapeados e decotes.

Ampulheta

Ombros e quadril com a mesma medida, mas com a cintura mais estreita entre eles, este é o biotipo da mulher com perfil Ampulheta.

Biotipo ampulheta
Biotipo ampulheta

O ideal para valorizar este tipo corporal é os modelos de vestido com decote em V, e peças que possuam uma modelagem mais justa ao corpo. Se possível, prefira sempre os comprimentos que estejam acima do joelho. Outra doca é apostam em modelos com fendas e frente única.

O que não usar: Procure evitar detalhes nos quadris que irão aumentá-lo ainda mais! A mesma dica vale para os seios. Também não é uma boa escolha optar por cintos grandes e com muitos detalhes.

Visuais para festa de 15 anos

Agora que você já reconhecer o seu biotipo, já sabe o horário que vai acontecer a festa, bem como o traje que será exigido, chegou a hora de escolher o visual, ou seja, a mensagem que deseja passar ao usar o seu vestido para festa de 15 anos para convidadas. Vamos lá?

Vestido romântico para festa de quinze anos

O visual do vestido romântico para festa de 15 anos é aquele mais clássico possível. A sua composição de look deverá ser permeada por uma vestido longo, delicado e que transpasse a feminilidade em cada curva. Estampas também são boas opções para este modelo.

Para completar, o penteado deverá ser um coque alto ou então, tranças. Para o toque final, escolha joias pequenas e douradas- ficará lindo!

Vestido sensual para festa de quinze anos

Sabe aquele vestido tubinho preto curto, que todas nós temos no guarda-roupas? Pois aqui ele vai expressar muita elegância e muita sensualidade- mas sem deixar você vulgar. O bacana dessa opção é que ela irá realçar as suas curvas, deixando você mais sensual.

Lembre-se que aqui, também contam as peças íntimas, que quase não deverão ser vistas sob a costura. Outra boa dica é usar e abusar de tule transparente, costas abertas ou decote.

Vestido minimalista para festa de quinze anos

Se você é uma pessoa que preza pela discrição, então o seu vestido deverá ser longo ou curto, porém, liso. Sem detalhes. Uma boa dica pode ser a escolha de tons mais claros, como por exemplo, o nude.

Pequenos cortes acrescentados de forma estratégica na cintura poderão ajudar ainda mais a destacar sua feminilidade, mas sem deixar o visual carregado. Joias pequenas e delicadas, douradas ou prateadas terminam de completar o look.

Vestido extravagante ara festa de quinze anos

Agora, se você pretende criar um look moderno e bastante atrativo, é essencial a escolha de bons modelos cheios de bordado e pedrarias, uma vez que modelos assim chamam a atenção por onde passam.

Outra boa dica é a preferência por modelos metalizados! Por fim, não se esqueça das joias, que deverão ser menores e discretas, devido ao brilho que já carregamos no vestido. Bolsas com alça de brilho completarão o seu look, deixando-o arrasador!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quando a noiva não tem pai quem entra com ela? Vestido para mãe da noiva: qual a cor ideal? Vestido de noiva: comprado, alugado ou sob medida? Vestido para mães dos noivos: um para cada estação Vestido para a mãe da noiva: como deve ser?