Casamento na praia: dicas essenciais

casamento na praia

Casar na praia é o sonho de muitas noivas. Além do cenário exuberante, cerimônias à beira-mar costumam ter um clima relaxante e romântico, por isso, é um dos locais mais escolhidos pelos casais no Brasil.

Apesar dos vários atrativos, casamento na praia requer planejamento e cuidados para fazer do grande dia um momento inesquecível. Por isso, reunimos abaixo dicas essenciais para ajudá-la neste processo. Confira!

Escolha a praia

O primeiro passo para o planejamento de um casamento no litoral é escolher a praia. Para isso é essencial levar em consideração se a cerimônia será estilo “pé na areia” ou se acontecerá em um local protegido, como um deck. No Brasil, praias do litoral nordestino com visual paradisíaco costumam ser o destino preferido dos casais.

É importante considerar também a estação do ano. Dê preferência para estações mais amenas e com poucas chances de chuva, caso a ideia seja casar ao estilo “pé na areia”.

Entretanto, independente da estação é aconselhável ter um “plano B”. Nesse sentido, certifique-se de ter uma estrutura disponível para o caso de contratempos acontecerem.

Defina o melhor horário

Outro ponto que requer atenção dos noivos é o horário. Se o casamento for realizado no verão, por exemplo, prefira horários com menor incidência solar para que os convidados não se sintam desconfortáveis. Sendo assim, evite horários entre o meio da manhã e o começo da tarde.

O calor e o sol forte são os principais motivos que fazem com que muitos casais escolham casar no final da tarde. Além do conforto, você terá a oportunidade de desfrutar do cenário exuberante proporcionado pelo pôr do sol. Nada mau, não é mesmo?

Assim como a questão do calor, prestar atenção ao horário é essencial para garantir fotos bonitas e o álbum dos seus sonhos. Nesse sentido, converse previamente com a equipe de fotografia para que ela se prepare e esteja ciente sobre a luz do local.

Obtenha a autorização da prefeitura

O que muita gente talvez não saiba sobre o tema “casamento na praia estilo pé na areia” é que é necessário uma autorização da prefeitura da cidade onde acontecerá a cerimônia.

Por isso, é recomendado que o casal pesquise com antecedência as leis da cidade para se certificar do tipo de autorização que é requerido. Além de autorização, algumas cidades costumam cobrar uma taxa, já que se trata de um local público.

E por falar em local público, lembre-se de que se você escolheu casar na praia, existe a possibilidade de transeuntes circularem pelas proximidades.

Fiquem atentos à decoração para o seu casamento na praia

Sem dúvida, o principal atrativo de casar na praia é o cenário. Porém, para que a cerimônia seja realmente inesquecível não descuide da decoração.

Decorações mais rústicas com tons terrosos e claros combinam muito bem com o visual praiano. Outra ideia interessante é apostar em materiais naturais como a palha, a madeira e flores silvestres.

Independente das escolhas de decoração, pense em detalhes que valorizem o cenário.

Preste atenção ao cardápio

Além da decoração, outro passo essencial para o planejamento de qualquer casamento é definir o cardárpio. E no caso de cerimônias no litoral algumas dúvidas podem surgir.

Uma dica importante é escolher um cardápio composto por refeições leves, perfeitas para o estilo praiano. Desse modo, aposte em canapés, saladas e frutos do mar e evite pratos como risotos e massas. Já no caso das sobremesas, doces com frutas são ideais.

Em relação à cartela de drinks, assim como no caso da comida, dê preferência aos mais leves e refrescantes, como drinks com frutas tropicais.

Defina o vestido de noiva

A escolha do vestido é o passo mais importante para muitas noivas. No entanto, além de considerar o estilo e preferências pessoais, para casamentos na praia é essencial prestar atenção em alguns pontos como o tecido e a modelagem. Nesse sentido, prefira tecidos mais fluidos e leves.

Veja algumas opções abaixo:

Vestido de noiva Allegra

O vestido de noiva Allegra é perfeito para noivas mais modernas e fashionistas.

No modelo midi, decote off shoulder (ombro a ombro) com múltiplas transparências em renda francesa e hot pant, esse vestido além de moderno, é versátil e combina muito bem com o clima praiano.

Vestido de noiva Lorraine

Quem disse que casamento na praia não combina com vestido longo? Uma opção de modelo no comprimento longo é o vestido de festa Lorraine.

Com decote frente única, que deixa as costas à mostra, e confeccionado em renda, essa opção é ideal para noivas modernas.

Vestido bride star

Já o vestido bride star é um modelo que certamente vai atrair noivas mais clássicas, porém que gostam de uma informação de moda.

No modelo curto, com alças em renda e decote em V, esse vestido é perfeito para casamentos na praia no estilo pé na areia.

Gostou das nossas dicas? Apreveite para conferir também: Vestidos para mãe da noiva para casamento na praia.

Assessoria de casamento e cerimonialista: descubra a diferença Casamento na praia: dicas essenciais 5 decotes de vestido de noiva Conheça os principais modelos de vestido de noiva 10 vestidos para mãe da noiva para casamento na praia