Vestido de madrinha: dicas para escolher o melhor modelo

Ser convidada para ser madrinha de um casamento é sempre uma honra, e, além disso, uma grande oportunidade de acompanhar mais de perto a preparação e o grande dia do casal. Mas esse convite vem também com muitas responsabilidades, e uma delas é a de escolher o vestido para madrinha ideal.

Essa escolha pode ser um grande desafio, mas com algumas dicas estratégicas é possível escolher o vestido perfeito de madrinha sem grandes dificuldades. Confira a seguir 8 dicas que irão te ajudar nessa empreitada.

8. Leve em conta o local e horário da cerimônia

O local e o horário da cerimônia são fatores essenciais na escolha do vestido. Casamentos na praia ou no campo, por exemplo, pedem vestidos mais curtos para facilitar a locomoção em terrenos irregulares. Para casamentos diurnos, prefira tecidos leves como o crepe. Já para eventos noturnos, opte por modelos mais glamourosos, com brilhos e decotes sofisticados

Além disso, considere a estação do ano. No inverno, evite modelos tomara que caia e prefira tecidos mais quentes. No verão, opte por vestidos leves e arejados. É claro que você também deve verificar o tipo de traje solicitado pelos noivos, como esporte fino ou social, para garantir que o seu look esteja em harmonia com o evento.

Precisa de ajuda com seu casamento? Baixe gratuitamente o E-book – 50 Melhores Assessores de Casamento de São Paulo.

penteados para madrinhas

7. Há um padrão estipulado pela noiva? Siga-o!

Algumas noivas preferem definir um padrão de cor ou estilo para os vestidos das madrinhas, criando uma harmonia visual na cerimônia. Se a noiva definir uma paleta de cores ou um comprimento específico, siga essas diretrizes. Afinal, lembre-se de que o grande dia é dela. Muitas noivas têm optado por tons sobre tons ou subtons, oferecendo maior liberdade na escolha do modelo.

De maneira geral, converse com a noiva para alinhar as expectativas e garantir que todos os vestidos das madrinhas estejam em harmonia com o dela. Essa comunicação é fundamental para evitar que um modelo mais arrojado ofusque a noiva ou que os vestidos das madrinhas destoem do tema do casamento.

6. Escolha um modelo que valorize seu corpo

Outro ponto muito importante é saber reconhecer o seu tipo de corpo, e, consequentemente, o modelo que melhor o valoriza. E isso é especialmente importante no caso de vestidos formais, já que nem todas as mulheres ficam bem no mesmo modelo.

Basicamente, você deve escolher um modelo que valorize as qualidades do seu corpo e disfarce o que te incomoda. Dessa forma você tem a garantia de que irá se sentir segura, bonita e confortável no dia do evento.

Para descobrir o seu biotipo, comece tirando medidas do seu corpo, como da circunferência dos ombros, da cintura e dos quadris. Ter uma noção da relação entre essas medidas é o que vai te ensinar a escolher as roupas ideais para o seu corpo.

Biotipos e modelos ideais

Mulheres com o corpo ampulheta, por exemplo, possui ombros e quadris com a mesma medida e cintura mais fina. Para realçar a beleza do corpo ampulheta, o melhor vestido é aquele que valoriza a cintura fina e equilibra a silhueta. Modelos ajustados ao corpo, como os vestidos tubinho, são excelentes escolhas, pois realçam as curvas de forma sutil e elegante. Vestidos com saia evasê também são ótimos, pois marcam a cintura e proporcionam um caimento fluido e gracioso.

Já o corpo do tipo retângulo tem ombros, cintura e quadris com a mesma medida. Para ele, aposte em peças com decote quadrado e evite vestidos justos.

Outro tipo muito comum de corpo é o oval. Nesses casos, a cintura é mais arredondada, e os braços, costas e pernas mais cheinhos. Tem o corpo oval? Então, o segredo é apostar em decotes no formato V ou U e vestidos transpassados.

Se você possui o corpo no formato triângulo, então seus ombros são menores que os quadris. Aposte em peças com estampas e decotes em V ou canoa e evite modelos frente única.

Por fim, o corpo do tipo triângulo invertido tem os quadris menores que as costas e os ombros, normalmente com pernas finas. Opte por itens com volume na região dos quadris e evite vestidos justos e peças fechadas até o pescoço.  

Após identificar qual o seu biotipo, procure por um modelo de vestido que valorize as suas qualidades de acordo com as dicas acima. Dessa forma será muito mais fácil encontrar o modelo perfeito, que harmonize suas curvas e faça com que você se sinta segura e bonita.

5. Converse com as outras madrinhas

Conversar com as outras madrinhas do casamento é outra questão fundamental para acertar em cheio na escolha do seu vestido. Assim, vocês podem tentar chegar em um acordo que facilite para todas.

Se não for possível encontrar todas pessoalmente, você pode criar um grupo no Facebook ou WhatsApp, ou, ainda, realizar uma videoconferência. Dessa forma, cada madrinha poderá mostrar suas opções e inspirações e trocar dicas e sugestões com as outras escolhidas.

4. Aposte nas tendências

Uma das dicas mais certeiras para escolher o vestido de madrinha perfeito é apostar nas tendências!

Os tons pastéis, por exemplo, estão super em alta, e são uma opção muito fácil de agradar. Os nudes também estão fazendo muito sucesso. Basta atentar para o tom ideal para a sua pele, de maneira que não apague o seu visual. Em função disso, os tons rosados de nude são geralmente uma escolha mais acertada do que os tons amarelados.

Por outro lado, se você tiver receio de arriscar em modelos e cores mais arrojados, há sempre a opção de apostar nos clássicos. Assim não tem como errar! Algumas opções de modelos de vestidos de madrinha nunca saem de moda. Os tons de azuis, vermelhos e verdes, por exemplo, sempre fazem sucesso. Quanto aos tecidos, sedas e organzas são uma boa pedida, garantindo a fluidez e leveza ideais para esse tipo de evento.  

noiva no centro e madrinhas com vestidos azuis

As únicas cores que devem de fato ser evitadas são o branco e o off white, já que são tons geralmente escolhidos pelas noivas.

3. Invista em Acessórios Adequados

Para complementar o look das madrinhas, os acessórios são fundamentais. Sendo assim, escolha joias que harmonizem com o estilo e cor do vestido. Brincos, colares e pulseiras devem ser escolhidos com cuidado para não sobrecarregar o visual.

Para eventos diurnos, prefira peças mais discretas e delicadas. Para casamentos noturnos, você pode ousar um pouco mais com acessórios mais chamativos e sofisticados.

Não esqueça de escolher uma bolsa que combine com o vestido. Clutches são uma ótima opção para eventos formais. Além disso, selecione um par de sapatos que, além de bonitos, sejam confortáveis, já que você passará muitas horas em pé.

2. Considere o conforto

O conforto é um dos fatores mais importantes a serem considerados. Afinal, como mencionamos, você passará muitas horas usando o vestido, seja durante a cerimônia, a recepção ou na pista de dança.

Por isso, certifique-se de que o vestido permite movimentação fácil, especialmente se você pretende dançar. Experimente sentar, andar e levantar os braços ao provar o vestido para garantir que ele não restrinja seus movimentos.

1. Faça ajustes

Para finalizar, quando se trata de escolher o vestido perfeito para ser madrinha de casamento, a importância do ajuste não pode ser subestimada. Um vestido bem ajustado não só realça a beleza e elegância, mas também proporciona conforto e confiança para aproveitar o grande dia sem preocupações. Por isso, não falte nas provas do vestido e se certifique que o caimento ficou perfeito em você.

Vestidos para Madrinhas de casamento

Casar uma amiga, é fazer parte de um momento especial e uma historia incrível! Na Arthur Caliman, você conta com vestidos prontos ou sob medida, para tornar seu dia como madrinha de casamento único e especial.

Você brilhante no casamento da sua melhor amiga! Não importa se a cerimônia é na cidade, praia ou campo, dia ou noite, Arthur Caliman tem o vestido certo para você ser madrinha, com o requinte que cada locação e horário exige.



Posts Similares