Dicas para escolher as músicas do seu casamento
As músicas do seu casamento são responsáveis por dar o tom da celebração. Boa parte da emoção desse dia tão especial vem das músicas escolhidas para cada momento, e por isso merecem atenção especial.
Assim como se vestir bem no casamento, as opções de música são infinitas e dependem do gosto pessoal dos noivos, do local do casamento, horário em que será realizada a celebração, entre outros fatores.
Se antes a playlist era composta apenas pela marcha nupcial e outras músicas instrumentais, hoje em dia é possível explorar a variedade de estilos e décadas musicais.
Confira a seguir algumas dicas importantes para escolher as músicas do seu casamento.
Precisa de ajuda com seu casamento? Baixe gratuitamente o E-book – 50 Melhores Assessores de Casamento de São Paulo.
Quantas músicas precisam ser escolhidas?
Antes de determinar a quantidade de músicas que vão tocar, é preciso escolher qual será o tipo de cerimônia. Os formatos mais tradicionais podem contar com a entrada de pajens e daminhas, por exemplo.
Geralmente, a cerimônia ganha uma trilha especial para cada uma dessas partes:
- Entrada dos padrinhos
- Entrada do noivo
- Pajens, daminhas ou floristas
- Entrada da noiva
- Alianças
- Benção das alianças
- Cumprimentos
- Saída dos noivos
Essa relação serve apenas para orientar a escolha das músicas. Afinal, não é necessário seguir as tradições à risca, pois os noivos podem escolher as regras e costumes que fazem sentido manter em seu casamento.
Na entrada dos padrinhos, é possível aproveitar a versatilidade musical. Aposte em temas de filmes, músicas clássicas, populares ou outros estilos, de acordo com sua preferência e de seu noivo ou noiva.
Já para a entrada do noivo a sugestão é escolher algo com um pouco mais de destaque. Mas lembre-se que a cerimônia ainda está só começando, então ainda não é o momento de colocar nada tão grandioso.
Como a entrada das daminhas e pajens é geralmente o momento de fofura da cerimônia, opte por uma música mais suave e descontraída. Temas infantis ou algo que remeta a esse universo são uma boa pedida.
Em seguida, é a hora mais esperada da cerimônia: a entrada da noiva. É um dos momentos de maior expectativa, quando todos os olhares se voltam para em direção a ela. Sendo assim, quanto maior o impacto da música escolhida, melhor.
A tradicional marcha nupcial é uma escolha que não tem erro, mas há diversas músicas que podem se encaixar nesse momento, como outras opções românticas ou algo que remeta à história do casal.
Para a entrada das alianças, vale seguir o mesmo critério usado para as daminhas e pajens. Escolha algo suave, que combine bem com quem vai levar os símbolos dessa união. Em seguida, é hora da benção das alianças. Como é um momento repleto de significado, pede algo mais solene.
Músicas alegres e românticas são a opção ideal para a próxima etapa da celebração, que é marcada pelos cumprimentos da família e amigos próximos após o casamento ser oficializado.
Com a saída dos noivos, é a hora de tocar algo que reflita a alegria do momento, trazendo empolgação para todos os presentes.
Sabendo de cada etapa que compõe a celebração, fica mais fácil traçar um planejamento e escolher as músicas mais adequadas para cada momento. Saiba mais a seguir.
Como escolher as musicas do seu casamento?
Assim como qualquer outro aspecto do casamento, as músicas que vão tocar durante a celebração também devem refletir a personalidade dos noivos. É importante fazer escolhas que tenham significado e toquem o coração do casal.
Pode haver certa preocupação em relação à formalidade de um casamento, mas é importante não se limitar ao que vocês acham ser mais adequado, pois com a melodia e arranjo certos, qualquer música ficará perfeita.
Evite deixar para escolher as músicas em cima da hora. Se você começar a pensar nas opções desde já, terá mais tempo para tomar as decisões com calma.
Você pode começar fazendo uma listinha com músicas importantes para você e seu noivo ou noiva, e a partir daí selecionar as que mais fazem sentido.
Leve em conta a atmosfera e o estilo do seu casamento, para garantir que todos os aspectos estejam em perfeita sintonia.
Procure se informar se o local da cerimônia ou o celebrante tem alguma restrição quanto ao repertório, e considere se a celebração é religiosa ou civil, durante o dia (o que pede músicas mais suaves) ou à noite (com músicas mais solenes).
Lembre-se também de ler a letra das músicas com atenção: nem toda melodia romântica e alegre corresponde à composição. Algumas músicas podem enganar e ser compostas por letras sobre traição e sofrimento amoroso, o que não seria uma escolha adequada para um casamento.
As músicas de um casamento são escolhidas para emocionar e envolver noivos, padrinhos, familiares, amigos e demais convidados presentes.
Por isso, nada mais coerente do que optar por melodias que estejam de acordo com seus sentimentos, sejam as tradicionais e mais tocadas, ou as menos comuns para um casamento.
E quanto à escolha dos músicos?
Orquestra, banda, DJ… há diversas opções de músicos para fazer parte da celebração do seu casamento.
Quem pretende fazer um casamento com uma proposta mais clássica e tradicional pode preferir uma orquestra, enquanto que uma pegada mais descontraída combina com um DJ.
Esse profissional pode até realizar a cerimônia, mas sua especialidade são as pistas de dança. Portanto, pode ser a melhor escolha para compor a festa após a celebração.
Se o casal deseja criar uma vibe divertida, com interação com os convidados, uma banda pode ser a melhor pedida. Assim, também é possível solicitar arranjos exclusivos.
Já em relação aos instrumentos musicais que serão utilizados para compor o casamento, essa é geralmente uma questão técnica, que avalia os tipos de música escolhidos e também o ambiente.
Os instrumentos de corda são comumente utilizados para músicas com som mais suave, enquanto que instrumentos de sopro são a melhor opção para melodias mais vibrantes e imponentes.
Um bom profissional faz toda a diferença, pois também pode ajudar a selecionar as melhores músicas e adequá-las a cada momento. Dê preferência a músicos que você já viu tocar ou que foram indicados por alguém de confiança, e procure-os com antecedência para garantir a data.
É claro que isso não significa contratar os mais caros, mas sim aqueles que tenham qualidade e experiência com casamentos. Assim, diminui os riscos de você se arrepender depois porque uma música não foi tocada conforme o combinado, por exemplo.
Além da qualidade, o mais importante é contratar profissionais que estejam em sintonia com o que o casal procura, compre suas ideias e combine com o estilo que foi definido para a ocasião.
Ficou com alguma dúvida sobre como escolher as músicas do seu casamento? Deixe sua pergunta nos comentários desse post para podermos te ajudar.