O que é um coquetel de formatura?

Confira essas dicas para o seu coquetel de formatura

Vivemos em um mundo em que o tempo passa rápido demais não é mesmo? Então qualquer coisa que nos ajude a poupar energia e, de forma menos demorada possível, se torna muito importante.


Com isso, o uso de coquetéis vem sendo cada vez mais implementado em eventos, devido a sua praticidade e qualidade, uma vez que é sofisticado e simples de se organizar. Há aqueles que são mais complexos, como os coquetéis de formatura. Pois implica no sonho de muitos que é se formar!
Portanto precisam ser planejados e que agradem ao público! Afinal será um dia que ficará na memória de muitos, incluindo familiares, amigos e principalmente os formandos. Independente do que vai conter esse coquetel, é necessário que seja bem elaborado e satisfatório.
Vamos entender um pouco mais sobre a organização de um coquetel, do que ele é composto e como selecionar o cardápio ideal para a celebração! Confira abaixo:

O que é

O coquetel nada mais é que uma junção de comidas e bebidas em uma ocasião comemorativa. Sendo a inauguração de um estabelecimento, uma promoção de emprego, uma comemoração de chegada ou partida de um amigo, ou a formatura. É dessa última que vamos falar hoje!
Nessa comemoração, diversas comidas são apresentadas, desde salgadas e doces. Incluindo é claro bebidas com ou sem álcool. Nas bebidas é comum que haja outros componentes como açúcar, gelo, água tônica, mel ou limão. Dentre comidas e bebidas, a ocasião conta também com a decoração do lugar, que irá trazer muito charme e elegância para o evento.
Chegada a hora de servir os alimentos, é necessário identificar como você quer que aconteça, sendo por meio do coquetel volante ou uma mesa fixa.

Coquetel Volante

Essa opção evita tantos transtornos na hora de comer, pois aqui os garçons irão servir às mesas. Circulando pelo salão e oferecendo os petiscos e demais comidas. Bem como as bebidas.
Tenha calma! Pois precisará de muitos garçons para dar conta do evento. Se não quer que os convidados sejam mal atendidos, será preciso montar uma equipe de acordo com o número de convidados.

Coquetel de Mesa fixa

O coquetel de mesa fixa conta com alguns pontos pelo salão com aparadores, contendo os aperitivos e mesas maiores contendo os demais alimentos.

Dicas coquetel mesa fica Arthur Caliman
Dicas coquetel mesa fica Arthur Caliman

Facilitando assim o acesso dos convidados e deixando-os à vontade para pegarem o que quiserem na medida que quiserem. Aqui, os garçons são reduzidos, levando apenas as bebidas para o público presente.

Quando optar por um coquetel?

O coquetel tende a ser mais íntimo, mais glamouroso, normalmente indicado para pequeno e médio público, pois uma das principais características de um coquetel é a facilidade de locomoção e interação dos convidados. Não havendo lugares marcados, nem cadeiras e mesas espalhadas pelo salão, com exceções de mesas dos aperitivos e bebidas.
Para deixar o ambiente mais aconchegante, o uso de puffs e poltronas é indicado. Sendo assim, os convidados que se sentirem cansados podem repousar com conforto, sem perder a movimentação dos demais.
A disposição de sofás auxilia para o pessoal que requer alguns cuidados, como gestantes, idosos e crianças.

O que servir em um Coquetel de formatura?

É comum que ao se tratar de um evento com coquetel, a atenção seja unicamente para as bebidas. Os aperitivos também precisam de um cuidado especial! Afinal ninguém aguenta ficar só bebendo não é mesmo? Um cardápio simples e requintado eleva o nível de qualquer evento!
Ao se tratar de comida, o ideal é que a escolha gire em torno de alimentos fáceis de pegar. Sem muitos pedaços ou partes que desmancham, como alimentos que esfarelam ou muito frágeis.
O coquetel como falamos anteriormente, é ideal para formaturas com turmas pequenas! Ou para alguns alunos que não querem que a data passe em branco, como quatro ou cinco formandos, afinal se cada um levar dez convidados, serão mais de cinquenta pessoas, se tornando uma comemoração reservada mas elegante.

Como escolher o cardápio do coquetel de formatura?

Mire nos alimentos que sejam fáceis de se pegar e comer. Quanto a bebida, escolha sempre os dois gêneros, com álcool e sem álcool. Vale a pena buscar informações sobre os convidados, se não há pessoas com restrições alimentares ou veganas e vegetarianas.
Optar pelo simples é sempre a melhor escolha! E nada mais simples que as comidinhas no estilo finger foods. Se traduzirmos esse termo do inglês, teremos as comidas de dedos, ou mais precisamente, que podem ser comidas com os dedos. Recentemente tivemos a gourmetização dos alimentos não é? Essas comidinhas também passaram por esse processo, se tornando ainda mais deliciosas e apresentáveis, desde as salgadas até as doces.
Vamos dar uma conferida nesses alimentos:

Salgados

Há inúmeras opções, mas selecionamos algumas, como: Almôndegas, queijos, enrolados de bacon, enrolados de legumes, panquecas, hot dogs, batatinhas, barcas recheadas com frango, maionese, salpicão. Sem falarmos nos canapés, que possuem uma gama enorme, desde abobrinha, mussarela de búfala, linguiça portuguesa e diversos patês.

Doces

Quem nunca acabou de finalizar uma refeição e não quis se deliciar com algum doce, que atire a primeira pedra! Pois bem, eles são requisitados e disputados nas comemorações. Desde o bom e velho brigadeiro e beijinho, passando pelos doces de frutas, geleias e cremes, e finalizando com cupcakes de sabores variados, além dos mousses e pavês.

Bebidas

Jamais economize na bebida! Escolha refrigerantes de pelo menos três sabores diferentes.
Cervejas e espumantes. Incluindo alguns tipos de suco também são aceitos!

Além das águas com sabores, que dão um toque especial ao evento.

Como servir a comida no coquetel de formatura?

Com algumas mesas espalhadas pelo salão, os aperitivos podem ficar expostos em aparadores, e também, serem oferecidos pelo equipe de garçons. Essa é a hora de inovar em seu coquetel! Pesquise algumas formas de oferecer a comida, que agrade ao público e facilite a degustação!

Dicas da Arthur Caliman para o seu Coquetel de Formatura
Dicas da Arthur Caliman para o seu Coquetel de Formatura

Há algumas formas para colocar suas comidas, como apresentá-las em palitos, copinhos, colheres até mesmo nos legumes! Isso trará sofisticação e deixará o evento ainda mais glamuroso.
Por fim, a forma como um coquetel de formatura é organizado precisa levar em conta o tamanho do salão, o número de pessoas e se o quanto os formandos irão desembolsar. Mas essa opção é a escolha certa para quem está em menor número e pretende encerrar sua trajetória acadêmica com estilo e requinte!

Quer receber dicas de moda de nossa equipe; e saber quais vestidos de festa você deve usar na formatura? Solicite gratuitamente sua consultoria online aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *