O anel de formatura e o melhor momento para entregá-lo

Quando a formatura está chegando existem diversas coisas para se pensar e planejar, no caso das meninas é necessário pensar em maquiagem, cabelo e o vestido. Para os meninos, a tarefa de se planejar é um tanto quanto mais fácil, afinal um terno ou smoking e gel no cabelo já são o suficiente para esse dia tão especial.

No entanto, para a realização e celebração dessa enorme conquista no meio acadêmico, com certeza merece algo ainda mais marcante e especial, algo para guardar e/ou usar como lembrança de um momento histórico da vida, de todos os desafios e dificuldades superadas durante a trajetória, e nada melhor do que um incrível anel de formatura.

Na formatura, o anel tem um significado importante, representando a transição de adolescente/jovem para adulto, do mundo dos estudos para a carreira profissional, a conquista de uma batalha que foi vencida e um sonho ou objetivo que foi alcançado.

Leia também: Qual make é o seu estilo?

Essa tradição começou no ano de 1835 nos Estados Unidos, mais especificamente na Academia Militar de West Point. A joia era uma maneira de identificar a turma de graduandos e marcar a sua passagem pela instituição de estudo.

Na cultural oriental, o anel de formatura deve ser usado no dedo anelar da mão esquerda com o objetivo de atrair boas energias, vibrações e sucesso, assegurando o prestígio, respeito e valor profissional.

Esta crença existe há muito tempo e os orientais acreditam que cada dedo está ligado ao restante do corpo por meio de chacras, que são encarregados pela energia do corpo.

Mesmo em outras culturas e crenças, o anel de formatura se transformou em um grande símbolo tradicional, que se faz presente nesse momento especial da vida de um formando em uma universidade.

O anel representa muita coisa, principalmente, para o formando
O anel representa muita coisa, principalmente, para o formando

Os primeiros anéis de formatura tinham um formato quadrado e eram parecidos com um anel de sinete e carregavam o emblema da instituição de ensino em vez do símbolo do curso/profissão. Com o passar dos anos, cada universidade foi alterando e definindo novos designs para as joias.

No Brasil, as universidades não são as responsáveis pela elaboração e entrega dos anéis, esse papel foi transferido para pais, padrinhos, madrinhas, por quem cumpre esse papel ou por qualquer outra pessoa que possua um vínculo afetivo com o graduando.

E como é um momento único e especial para qualquer formando, o anel deve ser em ouro amarelo, uma vez que o dourado é considerado mais formal para a ocasião, no entanto, nada impede que a escolha seja um anel de ouro prata, o importante é que o material seja resistente para durar diversas gerações, podendo se transformar um dia em uma joia especial da família.

E qual o momento ideal para concretizar essa transição dos formandos?

A joia deve ser entregue para o formando somente após a imposição do grau. Tente segurar a ansiedade para não entregar o anel antes desse momento. É na cerimônia de formatura que os graduandos dão continuidade a sua caminhada acadêmica e profissional. Isso dá o direito aos mesmo de utilizar o capelo e a cor que representa o seu curso escolhido.

https://www.instagram.com/p/Bep4j2Wl8kM/?utm_source=ig_web_copy_link

É muito importante lembrar que se as entregas das joias forem coletivas, devem se certificar de que todos recebam o anel. Não é indicado entregar para alguns enquanto outros ficam apenas olhando, pois fica uma situação constrangedora e chata para quem não recebe a joia.

E no caso de apenas alguns forem receber o anel de formatura, é indicado que seja após a cerimônia de maneira individual, para que não aconteça nenhum constrangimento para aqueles que não recebem.

E se a hora de entrega estiver relacionado com a colação de grau, é interessante se pensar na entrega da joia como um momento que faz parte do roteiro cerimonial, como um pequeno discurso de encorajamento e parabenização.

Algumas famílias optam por entregar o anel antes de cerimônia de formatura, para que o formando possa colar o grau utilizando a joia. É uma tradição que também é válida, afinal o que vale mesmo é o significado que essa importante peça vai trazer para a vida do graduando.

Qual o significado de cada pedra e cor do anel de formatura?

Pedras e joias preciosas sempre levam consigo algum tipo de significado, se definindo ao longo dos anos como símbolos ou amuletos. Na cultura brasileira, o anel de formatura que faz parte desse importante marco da vida de um formando pode estar relacionado a várias carreiras. Por isso, algumas profissões costumam utilizar a mesma gema, simbolizando a relação entre elas, no entanto, existem algumas exceções.

Um exemplo:

A esmeralda é a pedra que simboliza a área da saúde. Ela é encontrada nos anéis de formatura de muitos cursos desse contexto, assim como psicologia, veterinária, fisioterapia, enfermagem e medicina.

Porém, a pedra que representa o curso de farmácia é o citrino/topázio imperial, enquanto do curso de odontologia é a granada. Mesmo que algumas profissões pertençam a mesma área do mercado, ou seja, a saúde, essas joias de formatura levam consigo pedras diferentes, por causa de algumas características e particularidades do contexto histórico de cada profissão.

https://www.instagram.com/p/BedZVwvl6Fe/?utm_source=ig_web_copy_link

Por isso, é muito importante pesquisar e se informar qual a verdadeira, cor, pedra e símbolo da sua profissão, para que não haja arrependimentos na joia escolhida. O anel vai trazer a representatividade de uma conquista em sua vida, de um momento importante, da transição de uma vida de estudante para a de um profissional e não se arrepender do símbolo escolhido para isso, faz toda a diferença.

Vale a pena lembrar

Por mais que apresentemos e selecionamos algumas tradições, costumes e crenças, para usar os importantes anéis de formatura no texto acima, eles não são normas inquebráveis e essenciais, afinal de contas, o que vale mesmo é aquilo que faz sentido para você, para sua crença, seu valores e história.

Por isso, nada impede que você utilize o anel de formatura em um dedo diferente do anelar, uma cor diferente do seu curso ou que o momento escolhido para a entrega seja antes ou depois da cerimônia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *