O que é um Juramentista de formatura?

Juramentista de formatura? A palavra juramento tem origem do termo latino juramentu, é uma confirmação de uma promessa ou um fato, normalmente realizado sobre ou perante algo ou alguém que quem o faz, acredita ser sagrado, como prova da natureza vinculativa desse importante ato ou a fidedignidade deste fato ou declaração.

Sobretudo, jurar é realizar um juramento, fazer uma promessa solene em um momento como a cerimônia de formatura.

O momento do juramento na colação de grau e formatura

Todos os formandos de cursos universitários realizam um juramento diante da sua profissão. Geralmente, se comprometem em respeitar o seu código de ética e atuar conforme as responsabilidades e normas sociais que o seu conselho de classe impõe.

Leia também: Qual make é o seu estilo?

Essa promessa tende a acontecer na cerimônia de formatura, ou seja, a colação de grau. Um dos dias mais esperados para os estudantes, depois de enfrentar a vida de um universitário, com provas e trabalhos acadêmicos, desafios, professores, orientadores e os novos amigos e colegas de profissão.

Juramento de formatura
Juramento de formatura

Dessa forma, sabemos que esse é um momento muito importante para a vida de qualquer futuro profissional. Ela registra a conclusão e uma grande conquista, oficializando transição da vida acadêmica para a adulta, com o objetivo alcançado pela profissão escolhida.

E um dos momentos mais importantes e esperados da cerimônia de formatura é o pronunciamento do juramento do curso, como já foi citado, é a hora em que cada graduando se compromete a exercer a sua profissão escolhida com dedicação, ética e competência.

Chegou o momento de dar orgulho para a galera

Nas cerimônias de colação de grau, o juramentista costuma ser um aluno que foi escolhido por meio de uma votação pela turma, enquanto os outros acompanham o juramento repetindo as frases conforme são citadas.

Pode aparentar ser uma formalidade simples, no entanto, os formando precisam ter uma certa atenção no momento do pronunciamento. Alguns comportamentos inapropriados no decorrer do juramento podem até mesmo fazer com que a colação de grau seja interrompida ou invalidada.

  • O momento do juramento solicita seriedade. Por isso, evite ao máximo fazer brincadeiras fora de hora e conversar com o colega do lado;
  • Siga exatamente como está previsto o juramento;
  • O juramento deve ser realizado em pé, com a mão direita levantada, em um tom de voz pausado e firme;
  • Existem casos em que a instituição invalidou a cerimônia de colação de grau por causa do texto do juramento ter sido modificado e acrescido com piadas. Mas vamos combinar que, ninguém merece ter a formação atrasada e afetada por causa de um deslize desse tipo.

Juramento dos cursos na formatura

Outra questão fundamental é que o texto do juramento se diversifica conforme o curso dos formandos. Confira abaixo, a seleção de alguns juramentos de formatura dos principais cursos universitários do Brasil:

  • Arquitetura e Urbanismo

“Juro que, no cumprimento do meu dever de arquiteto urbanista, empregarei a ciência com dignidade, dinamismo e respeito, participando com amor e empenho nas grandes e pequenas obras, não me deixando cegar pelo brilho excessivo da tecnologia nem me esquecendo de que a opção de trabalho se fará a partir da visão de justiça e ética que em mim se fez presente.

Defenderei a natureza, procurando projetar ou construir com critério e segurança, evitando a destruição da plenitude do equilíbrio ecológico. Colocarei então meu conhecimento científico voltado para o desenvolvimento e bem-estar da humanidade. Assim sendo, estarei em paz comigo e com Deus. ’’

  • Ciências Contábeis

“Ao receber o grau de Bacharel em Ciências Contábeis, juro, perante a sociedade, exercer a minha profissão com dedicação, responsabilidade e competência, respeitando as normas profissionais e éticas. Juro adotar uma conduta profissional que observe sempre os meus deveres de cidadania, independentemente de crenças, raças ou ideologias, concorrendo para que o meu trabalho possa ser instrumento de controle e orientação útil e eficaz para o desenvolvimento da sociedade e o progresso do país. Comprometo-me, ainda a lutar pela permanente união da classe contábil, o aprimoramento da Ciência Contábil e a evolução da profissão. ”

  • Serviço Social

“Comprometo-me a exercer, com dignidade e respeito, a profissão de Assistente Social, buscando ser criativo, humano, sensível e atento às questões sociais, fazendo da escuta, da observação e da intervenção, hábeis instrumentos de trabalho. Comprometo-me a ter como parâmetro de minhas ações os valores da democracia, liberdade e cidadania, fundamentos no direito de cada cidadão. Comprometo-me a trabalho conforme os princípios éticos da profissão, defendendo os direitos e a emancipação da população. Comprometo-me a contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e menos excludente. ”

  • Psicologia

“Como psicólogo, eu me comprometo a colocar minha profissão a serviço da sociedade brasileira, pautando meu trabalho nos princípios da qualidade técnica e do rigor ético. Por meio do meu exercício profissional, contribuirei para o desenvolvimento da Psicologia como ciência e profissão, na direção das demandas da sociedade, promovendo saúde e qualidade de vida a cada sujeito e a todos os cidadãos e instituições.”

  • Medicina

“Eu juro que ao exercer a arte de curar mostrar-me-ei fiel aos preceitos da honestidade, caridade e da ciência. Penetrando no interior dos lares, meus olhos serão cegos, minha língua calará os segredos que me forem revelados, os quais terei como preceito de honra. Nunca me servirei da profissão para corromper os costumes e favorecer o crime. Se eu cumprir este juramento com fidelidade goze eu, para sempre, a minha vida, minha arte de boa reputação entre os homens. Se o infringir ou dele me afastar, suceda-me o contrário.”

  • Direito

“Juro, no exercício das funções de meu grau, acreditar no Direito como a melhor forma para a convivência humana, fazendo da justiça o meio de combater a violência humana, fazendo justiça o meio de combater a violência e de socorrer os que dela precisarem, servindo a todo ser humano, sem distinção de classe social ou poder aquisitivo, buscando a paz como resultado final. E, acima de tudo, juro defender a liberdade, pois sem ela não há Direito que sobreviva, justiça que se fortaleça e nem paz que se concretize.”

  • Pedagogia

“Prometo, no exercício de minha profissão, enfrentar os desafios que as educações me propõem, dentro e fora da escola, com criatividade, perseverança e competência, buscando novos caminhos para o processo educacional. Prometo trabalhar por uma educação para a responsabilidade social, ética e política. Por uma educação comprometida na luta pela conscientização da sociedade e pela formação de pessoas críticas e conscientes, pois são elas que constroem a história. ”

E você, mal pode esperar para esse momento chegar na sua formatura? Escreva para a gente nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quando a noiva não tem pai quem entra com ela? Vestido para mãe da noiva: qual a cor ideal? Vestido de noiva: comprado, alugado ou sob medida? Vestido para mães dos noivos: um para cada estação Vestido para a mãe da noiva: como deve ser?