Quando a noiva não tem pai, quem entra com ela?

A entrada da noiva é o momento mais aguardado da cerimônia de casamento.

Tradicionalmente, o pai é o responsável por conduzí-la. Porém, apesar do casamento ser um evento especial, algumas mulheres ficam apreensivas para escolher quem entrará com elas.

Em alguns casos, o desconforto é causado pelo fato de que, infelizmente, o pai já não está presente.

Se você se encaixa nessa situação, confira abaixo algumas sugestões de acompanhantes:

Qual é a importância do acompanhante?

Primeiramente, é importante esclarecer que o acompanhante tem um papel de destaque. Por isso, pense com carinho em quem desempenhará esse papel.

Além disso, o acompanhante revela para os convidados como será a cerimônia. Será algo mais tradicional ou moderno?

Se a noiva optar por entrar sozinha, os convidados já têm uma pista de que o casamento fugirá do tradicional.

Relação entre a escolha do acompanhante e o local do casamento

O local do casamento é outro fator importante. Cerimônias em igrejas são mais tradicionais e uma figura masculina pode ser exigida.

Nesses casos, se o pai não fizer parte da vida da noiva, ela pode escolher outra figura paterna, como o padrasto, um tio querido ou um avô, por exemplo.

Da mesma forma, a noiva pode escolher também entrar com um irmão.

Já cerimônias realizadas em locais como praias são mais descontraídas e a noiva tem maior liberdade para escolher o acompanhante.

Porém, existem aqueles casos em que a noiva considera o pai uma figura insubstituível e prefere entrar sozinha.

Noiva acompanhada pela mãe

Outra possibilidade é caminhar rumo ao altar com a mãe. Essa é uma forma de homenageá-la por sua dedicação.

Nesses casos, a escolha do vestido da mãe da noiva é ainda mais importante. Dessa forma, na Arthur Caliman, você encontra modelos para os mais diversos estilos de cerimônias.

Noivos entram juntos

Você pode também se inspirar na tradição de outros países e entrar na cerimônia com o seu noivo. Além de ser algo mais moderno, tem o simbolismo de que os noivos estão preparados para entrar juntos na vida de casados.

Na Suécia, por exemplo, a noiva não é conduzida pelo altar pelo pai. Isso porque os suecos defendem a igualdade de gênero e consideram a tradição ultrapassada. Sendo assim, os noivos entram juntos para simbolizar autonomia e igualdade.

Entrada com os filhos

Outra ideia interessante para mulheres que têm filhos é entrar com eles na cerimônia. Essa é uma maneira de fazer com que os filhos se sintam parte do momento especial.

Entrar com um amigo

Por fim, outra possibilidade é escolher como acompanhante um amigo próximo. Assim como no caso dos amigos, essa é uma maneira de homenagear sua amizade.

Assessoria de casamento e cerimonialista: descubra a diferença Casamento na praia: dicas essenciais 5 decotes de vestido de noiva Conheça os principais modelos de vestido de noiva 10 vestidos para mãe da noiva para casamento na praia