Veja como escolher os melhores fornecedores do seu casamento

Como escolher os fornecedores do seu casamento

O dia do casamento é um dos momentos mais importantes na vida do casal. Sendo assim, tudo deve estar perfeito, o que requer muito planejamento. Essa pode não ser uma tarefa fácil, já que são muitos fatores e detalhes a considerar, e decisões a serem tomadas. Uma delas é encontrar os fornecedores do seu casamento, vamos lá?

Os fornecedores são parte fundamental disso tudo, por isso é importante escolhê-los com antecedência, priorizando a qualidade do serviço que oferecem. Esse texto foi feito para você, que está na fase de escolher os fornecedores do seu casamento, mas não sabe por onde começar. 

Confira a seguir algumas dicas essenciais para fazer as melhores escolhas de fornecedores para o seu casamento. 

Se planeje com antecedência

Se tratando do planejamento de um casamento, a antecedência faz toda a diferença para garantir as melhores condições. Isso vale também na hora de escolher os fornecedores, já que os profissionais desse setor geralmente preenchem suas agendas rapidamente. 

Planejar com bastante antecedência, é primordial para encontrar os melhores fornecedores do seu casamento
Planejar com bastante antecedência, é primordial para encontrar os melhores fornecedores do seu casamento

Com um planejamento adequado e preventivo, você evita frustrações. O ideal é que a busca por fornecedores comece com um ano de antecedência da data marcada para a celebração.

Esse tempo deverá ser o suficiente para agendar seus encontros, tomar decisões e fazer as melhores contratações para o seu grande dia. 

O casamento é a realização de um sonho para muitos casais. Requer um investimento alto, por isso requer um bom planejamento, de modo a evitar problemas e gastos de última hora.

Além disso, começar a planejar tudo com antecedência possibilita que você esteja mais tranquila(o) às vésperas do seu casamento, para aproveitar melhor o processo e o friozinho na barriga com a proximidade de um dia tão especial.

Um planejamento eficaz requer que algumas prioridades sejam estabelecidas, para garantir aos noivos que o essencial aconteça justamente como o esperado e planejado. Continue a leitura para saber mais. 

Estabeleça suas prioridades

Para que tudo aconteça de maneira impecável no dia do seu casamento, é essencial pré-estabelecer algumas questões importantes. A primeira delas deve ser o orçamento, que vai servir para direcionar todas as outras decisões que serão tomadas ao longo do planejamento. 

Afinal, o orçamento é um ponto essencial na hora de definir quem serão seus fornecedores. Você certamente deve prezar pela qualidade, mas é preciso selecionar opções que caibam no seu bolso. 

Antes de qualquer coisa, estabeleça o quanto você e seu noivo ou noiva estão dispostos a gastar para realizar o evento. Em seguida, faça a lista de convidados, para depois definir detalhes como o espaço onde será feito o casamento e o buffet que será servido. 

Defina quais são as prioridades do seu casamento
Defina quais são as prioridades do seu casamento

Se o casal define que contar com um assessor de casamento é um fator essencial, então esse aspecto deve receber prioridade. Isso vale para todas as outras escolhas que serão feitas, como a contratação de um fotógrafo, banda, DJ ou a locação de um espaço em especial para a realização do evento, e assim por diante.

São diversos os serviços a serem contratados para a realização de um casamento. Fazer uma lista de prioridades vai te ajudar a respeitar uma ordem, escolhendo o que deve ser definido primeiro, para depois partir para outros detalhes de menor importância. 

Uma boa dica é fazer no mínimo 3 orçamentos com cada fornecedor. Assim, você tem mais chances de obter as melhores negociações, e com o tempo pode adaptar sua lista de acordo com os produtos e serviços que pretende contratar, incluindo ou retirando itens se for preciso.  

Pesquise e consulte diversos fornecedores 

Antes de fechar qualquer negócio, é fundamental fazer uma boa pesquisa para garantir que você está contratando a melhor opção para atender suas expectativas.

As redes sociais são uma excelente ferramenta para encontrar fornecedores. Através delas, é possível ter uma boa noção do serviço oferecido, e até mesmo ter acesso à opinião de outros clientes.  

Além da presença nas redes, a maioria dos fornecedores têm sites repletos de referências, indicações, depoimentos e portfólios. Faça uma boa pesquisa a respeito deles, busque formas de avaliar a qualidade do que é oferecido, e verifique se há reclamações a seu respeito.

Qualidade em primeiro lugar

Na hora de negociar com os fornecedores, é importante desconfiar de valores muito abaixo do que geralmente se vê no mercado. Profissionais experientes e que oferecem qualidade em seu serviço dificilmente vão cobrar tão pouco assim. 

A qualidade deve ser algo primordial na hora de escolher os fornecedores do seu casamento
A qualidade deve ser algo primordial na hora de escolher os fornecedores do seu casamento

Tenha cuidado redobrado! Ao optar por fechar um contrato mesmo diante dessas condições, você pode estar colocando um dos dias mais especiais da sua vida em risco. 

Para evitar que isso aconteça, a solução é priorizar a qualidade dos serviços contratados. Sempre que possível, solicite amostras e entre em contato com outros clientes para saber suas opiniões sobre o fornecedor em questão. Assim, você tem a segurança de fazer um bom negócio.

Essas são as principais dicas para escolher os fornecedores do seu casamento. Mas por onde começar? Se você tem dúvidas a respeito do que deve ser prioridade e contratado primeiro, continue a leitura para saber mais. 

Quais fornecedores escolher primeiro?

Não há regras ou uma ordem específica que precisa ser seguida durante a organização de um casamento, mas há alguns serviços essenciais que devem ser tratados como prioridade pelo casal. Veremos a seguir quais são eles. 

Assessoria de casamento

O assessor de casamento é responsável por ajudar na organização do casamento desde os primeiros passos. Por isso, é uma escolha que vale a pena priorizar, sobretudo se a intenção é fazer um casamento grande, para muitos convidados. 

Ter um profissional te auxiliando, deixa tudo mais prático
Ter um profissional te auxiliando, deixa tudo mais prático

Esse profissional vai te ajudar a entender todos os detalhes para contratação dos fornecedores, além de intermediar negociações e fazer uma seleção de profissionais mais confiáveis e que têm a ver com o estilo e orçamento definido pelo casal.

Local da cerimônia e da recepção

A escolha e reserva do local onde será realizada a cerimônia e a recepção é um dos primeiros pontos a serem acertados. Muitos locais adequados para receber esse tipo de evento costumam ser requisitados e ter lista de espera, por isso é importante se adiantar e fazer a reserva o mais rápido possível.

Buffet

Antes mesmo de contratar o buffet, o casal precisa definir o tipo de cardápio que será servido. É importante escolher esse serviço com antecedência, pois as comidas e bebidas que serão servidas são parte determinante de um bom evento. 

Celebrante

Como muitos celebrantes possuem agendas concorridas, também é importante ter essa contratação como uma prioridade e reservar a data o quanto antes possível. 

Músicos

Independente da escolha dos noivos para as atrações musicais da cerimônia e da celebração, é preciso analisar com antecedência. Profissionais com experiência em casamentos são requisitados, e atendem geralmente apenas um evento por dia. 

Vestido

O vestido da noiva é comumente encarado como um dos elementos mais importantes do casamento. A escolha perfeita tornará esse dia ainda mais especial.

É preciso considerar que essa é geralmente uma fase na qual a noiva visita diversos ateliês e lojas, e o vestido escolhido pode precisar de ajustes e provas. Portanto, comece a procurar o quanto antes.

Foto e vídeo

Ter bons registros do casamento é quase tão importante quanto o evento em si, por isso vale a pena contratar uma equipe profissional que combine com o estilo do casal. Pode ser preciso analisar os trabalhos realizados até fazer uma boa escolha, o que leva tempo. 

Depois desse dia especial, o que ficam são lembranças e registros
Depois desse dia especial, o que ficam são lembranças e registros

Além disso, bons profissionais geralmente têm poucas datas disponíveis. Evite deixar para depois, do contrário correrá o risco de ficar com um serviço de qualidade abaixo da que você esperava.

Convites e itens de papelaria

Os convites, cardápios, cartões de agradecimento e demais itens são uma oportunidade para transmitir e reafirmar a identidade visual escolhida pelo casal.

Diversas escolhas estão envolvidas nesse aspecto, como o tipo de papel, layout, fonte, demais elementos visuais, etc. Sendo assim, o casal pode querer tratar os itens de papelaria como uma de suas prioridades.  

Decoração

Diversos locais para eventos oferecem a decoração inclusa no contrato. Entretanto, nem sempre o casal gosta do estilo escolhido, podem optar por algo mais personalizado e de acordo com sua essência, ou até mesmo ir em busca de algo mais em conta.

A decoração é parte importante da festa, e para assegurar que seja exatamente como você e seu noivo ou noiva sonharam, o melhor a se fazer é defini-la o quanto antes. 

Bolo de casamento e docinhos

Lembre-se que a escolha do bolo e dos docinhos que serão servidos na festa envolve degustações. Para chegar na decisão que mais faz sentido para o casal, é importante se antecipar e iniciar o contato com os fornecedores desse serviço o quanto antes possível. 

A mesa do bolo e doces é uma das partes mais importantes de um casamento
A mesa do bolo e doces é uma das partes mais importantes de um casamento

Agora certamente ficou mais claro para você como e por onde deve começar a escolher os fornecedores do seu casamento, não é? Lembre-se de curtir o processo, pois para os envolvidos, o casamento começa desde o planejamento. 

Como está sendo essa experiência para você? Compartilhe conosco nos comentários abaixo! 



Posts Similares