Qual é o papel da mãe do noivo no casamento?

mãe do noivo

A mãe do noivo é uma das figuras mais importantes do casamento. Afinal, ela acompanhará o filho até o altar.

Além de assumir uma posição de destaque no altar, a mãe do noivo pode desempenhar outras funções para auxiliar o futuro casal a fazer do grande dia um momento especial. Você sabe quais são essas funções? Esclarecemos neste post.

Organizar o lado da família do noivo

Sem dúvida, uma das principais funções que a mãe do noivo pode assumir é ajudar a organizar questões que envolvam a família do noivo. Se o casamento for realizado em uma cidade distante, por exemplo, ela pode ajudar a providenciar o transporte e a hospedagem dos familiares. A ideia é facilitar a vida da noiva que, certamente, estará envolvida com diversos outros preparativos.

Auxiliar com a lista de convidados e com a confirmação de presença

A mãe do noivo auxilia o casal a organizar a lista de convidados e indica quais familiares devem ser convidados. Entretanto, vale lembrar que a decisão final é sempre dos noivos, ela apenas faz uma sugestão.

Além disso, sua sogra pode ajudar a confirmar a presença dos familiares do seu futuro marido.

Ajudar a receber os convidados

Por conhecer a parte da família do noivo, no dia do casamento, a mãe do noivo ajuda a noiva no momento de receber os convidados. Isso porque muito provavelmente a noiva não conhece todos os familiares do futuro esposo.

Auxiliar na escolha do vestido das mães

A escolha dos vestidos das mães do noivo é uma etapa importante do planejamento do casamento. Por isso, talvez seja uma boa ideia contar com a ajuda da sua sogra. Ela pode, por exemplo, esclarecer qual é a cor preferida, o tecido, a modelagem etc. Na Arthur Caliman, você encontra diversos modelos de vestidos para as mães dos noivos.

Porém, assim como no caso da lista de convidados, a decisão final é dos noivos.

Acompanhar e ajudar a noiva a escolher o vestido

Caso seja convidada pela noiva, a mãe do noivo pode acompanhá-la e auxiliá-la a escolher o vestido ideal para o grande dia.

Entretanto, é aconselhável não exagerar nos comentários, já que o vestido deve agradar e fazer sentido para a noiva. Lembre-se de que esse é o dia dela.

Agora que você sabe qual o papel e as funções da mãe do noivo, vale conhecer também algumas regras de etiqueta e o que deve ser evitado.

A mãe do noivo não deve tentar impor suas vontades

Um dos principais erros cometidos e que mais geram situações constrangedoras é quando a sogra tenta impor as suas preferências, seja em relação à decoração, ao cardário, ao vestido ou à lista de convidados.

Para evitar situações embaraçosas, a sogra opinar apenas quando solicitada.

Não ofusque a noiva

Outra dica importante é lembrar sempre que os noivos são os protagonistas do casamento. Nesse sentido, nada de querer assumir um papel que não é seu. Além disso, verifique com a noiva se ela já definiu o vestido. Caso contrário, na hora de escolher, evite tons claros que se aproximem do branco ou vestidos muito espalhafatosos. Preste atenção também aos acessórios, é aconselhável evitar acessórios grandes e com muito brilho.

Não se atrase

Por fim, é importante lembrar que a mãe do noivo deve ficar atenta ao horário e não se atrasar para a cerimônia, já que ela o acompanhará em direção ao altar.

Leia também: Vestidos para mãe dos noivos: confira tendências

Qual é o papel da mãe do noivo no casamento? Assessoria de casamento e cerimonialista: descubra a diferença Casamento na praia: dicas essenciais 5 decotes de vestido de noiva Conheça os principais modelos de vestido de noiva