5 Dicas para Acertar na Escolha do seu Vestido de Casamento Civil

Muitos casais ainda optam por realizar o casamento religioso e o civil separadamente, em duas celebrações diferentes. Ainda que muitas vezes o dia do casamento civil seja para familiares e amigos mais próximos, esse também é um momento de grande importância para os noivos, que pode – e deve – ser comemorado com grande estilo.

Está aí mais uma oportunidade para celebrar a união, além de um dia a mais para se sentir especial. Como muitas vezes o foco principal fica voltado ao dia da grande cerimônia, os preparativos para o casamento no civil acabam sendo deixados de lado.

Para que esse dia também seja completo, é fundamental dar uma atenção exclusiva aos pequenos detalhes também nesse dia, como o look a ser usado, principalmente se você estiver planejando fazer uma sessão de fotos após a formalidade.

Quer arrasar na escolha do vestido para o seu casamento no civil? Então confira a seguir 5 dias para acertar na escolha!

1- Leve em consideração o estilo da cerimônia

Como em qualquer outra ocasião, a escolha do look para o casamento no civil deve levar em consideração principalmente como será a cerimônia, seu horário e lugar.

Como geralmente é algo mais formal, o mais comum é que a cerimônia seja algo pequeno e aconteça durante o dia, em um cartório mesmo. Tendo isso em mente, as escolhas de vestidos já ficam um pouco mais restritas.

O vestido deverá combinar com a ocasião
O vestido deverá combinar com a ocasião

Se esse for o caso do seu casamento, um vestido curto provavelmente é a escolha mais adequada. Você pode optar por um modelo elegante e sério, com comprimento que seja um palmo acima do joelho, o ideal segundo especialistas no assunto. Optar por algo mais curto que isso pode ser arriscado e colocar em cheque a sofisticação do look como um todo.

Se você estiver em dúvida, o comprimento midi pode ser uma escolha perfeita. Além de ser uma grande tendência nos últimos anos, modelos desse tipo garantem um visual moderno e elegante ao mesmo tempo. É puro charme!

Os modelos mais longos podem ser considerados caso você opte por realizar uma recepção após o casamento, o que vai te ajudar a compor um visual ainda mais elegante e apropriado nesse caso, que remeta mais à ideia tradicional de noiva.

O vestido deverá ressaltar sua beleza natural
O vestido deverá ressaltar sua beleza natural

Caso a cerimônia não seja realizada em um cartório propriamente, mas em um restaurante ou mesmo em casa, a noiva pode explorar melhor as infinitas opções disponíveis no mercado de vestidos e looks para usar nesse dia.

Vale procurar algo que reflita a sua personalidade, em harmonia com essa data tão especial.

2- Cuidado com exageros

Procurar evitar os exageros em seu visual é uma regra geral que vale seguir nesse caso em específico do look para o casamento no civil. Como a maioria das ocasiões acontece durante o horário comercial, o mais indicado é restringir suas escolhas a roupas diurnas e escolher um vestido que combine com a formalidade exigida, sem que seja muito carregado.

Você pode optar por um vestido que em algum aspecto ou detalhe que relembre o fato de você ser uma noiva, como um look branco ou em tons claros, por exemplo, ou peças trabalhadas com renda e acessórios com pérolas.

Mas lembre-se: o mais interessante nesse caso é reservar a grande produção para o dia principal da celebração.

Evite looks que tenham muito brilho ou volume, o que além de carregar o seu visual, pode ficar em desacordo com a ocasião. Pedrarias, por exemplo, não são algo tão atraente para vestir a noiva nesse dia. Caudas e véus também não são indicados.

3- Opte por cores leves e tecidos suaves

Mesmo para o casamento civil, peças na cor branca ainda são as preferidas pelas noivas, justamente por remeter ao tradicionalismo desse evento. Outros tons claros, como o creme, o rosado e tons pastéis, por exemplo, também caem super bem para a ocasião, já que remetem ao romantismo.

Como não é necessário optar por um look necessariamente monocromático, você pode escolher um vestido trabalhado ou com estampas, que tenha as cores claras predominantes.

Camila Queiroz escolheu versão bordada
Camila Queiroz escolheu versão bordada

O tecido da peça também faz toda a diferença no visual. Como dito anteriormente, looks com rendas e pérolas podem ser uma boa pedida, trazendo ao look o formalismo que a ocasião pede, sem deixar o charme e a elegância da noiva de lado.

Combinações que harmonizem renda e seda são um grande clássico e dão um resultado incrível, com um visual suave, refinado e harmônico. Outra possibilidade interessante é optar por usar peças customizadas e feitas à mão, com bordados, por exemplo.

4- Que tal escolher entre peças coordenadas?

Ao invés de usar uma peça única em seu casamento no civil, que tão optar por peças que podem ser coordenadas e reutilizadas em outras ocasiões? Não é preciso escolher necessariamente um conjunto, mas itens que tenham uma sintonia entre si, e que possam ser combinados de forma a criar um visual bacana e elegante.

Como as partes escolhidas ficarão marcadas para sempre em sua memória como as que foram usadas nessa ocasião, talvez você prefira optar por essa ideia, já que fica mais fácil customizar ou modificar as peças em questão para poder usá-las novamente depois.

Vestidos que você poderá usar em outra ocasião, ou até, macacão social
Vestidos que você poderá usar em outra ocasião, ou até, macacão social

Não é necessário selecionar um modelito que remeta necessariamente ao que você usará no grande dia, uma vez que isso pode restringir e dificultar ainda mais a sua escolha, além de também oferecer o risco de a peça ficar emperrada no guarda-roupa depois.

Para evitar que isso aconteça, que tal já comprar algo pensando nas possíveis adaptações e combinações que você pode criar para serem usadas em futuras ocasiões?!

Um look com uma saia midi e uma blusa de tecido, por exemplo, fica um charme, super elegante e, além de tudo, muito versátil. Tudo muito fácil de encontrar e de combinar, basta procurar por algo que tenha o seu estilo e te agrade.

5- Fique de olho no calçado e nos acessórios!

É claro que os demais itens do look não podem ser deixados de lado. O sapato e os acessórios também são fundamentais para criar um look único e especial para que você, noiva, se sinta segura e linda nesse dia tão importante.

Para substituir o véu, você pode optar por usar uma joia nos cabelos, um acessório com pérolas ou um arranjo delicado com flores naturais. Todas essas opções ficam lindas, e combinam com estilos diferentes de noivas.

Os acessórios fazem a vez
Os acessórios fazem a vez

Se você optou por um vestido curto, pode dedicar-se a escolher com mais cuidado o sapato que irá usar na cerimônia, uma vez que ele ficará em destaque. Um modelo sem salto fica lindo com um look de comprimento midi ou saia longa, por exemplo. Já as opções com salto podem não ser as melhores opções caso o casamento seja feito no cartório, para evitar qualquer desconforto.

Agora você já sabe como acertar na escolha do look ideal para usar em seu casamento no civil. O que achou das nossas dicas e inspirações? Conta pra gente nos comentários qual será a sua opção escolhida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

10 vestidos de noiva para mini wedding 10 vestidos de festa plus size 10 vestidos de festa para casamento civil 10 vestidos para mães dos noivos Vestido com fenda: Ideias para usar em eventos sociais