5 erros na hora de escolher o sapato de noiva – e como evitar

Vise um calçado que seja, extremamente, confortável

Para chegar até o altar no grande dia, a noiva deve estar radiante e se sentindo segura e confortável com todos os elementos do seu look.

Por isso, é importante dedicar um tempinho para escolher com cuidado e atenção o sapato ideal, que é um dos mais importantes acessórios para compor um visual de noiva perfeito e encantador.

Na euforia para escolher o vestido de noiva, muitas mulheres acabam deixando a escolha do calçado em segundo plano, o que pode levar a uma série de erros na hora de decidir qual peça usar. Confira a seguir 5 erros comuns na hora de escolher o sapato de noiva, e como evitá-los.

1- Esquecer-se de priorizar o conforto

Entre a cerimônia e a festa, a noiva provavelmente terá de passar algumas horas em pé. É fundamental lembrar que, além de escolher um calçado bonito, o mais importante deve ser priorizar o conforto acima de tudo. Até porque ninguém merece passar a noite de núpcias com dor nos pés, não é mesmo?!

A cerimônia de casamento, por exemplo, geralmente leva por volta de uma hora, e depois disso ainda há a festa, onde a noiva irá receber os convidados, dançar e celebrar sua união ao lado de familiares e amigos.

Resultado de imagem para gif sapato

Esse é um dia cheio de emoções, por isso é imprescindível escolher um par de sapatos que não machuque os seus pés, até mesmo porque não vale à pena passar dor em função da beleza. Só quem já sofreu com um calçado desconfortável sabe como isso pode estragar qualquer ocasião.

Para evitar que isso aconteça, a nossa dica é: procure acostumar-se com o sapato escolhido. Primeiramente, tire um tempo para ir até a loja experimentar as opções de calçado com calma. É importante provar o par, já que como os pés são diferentes entre si, pode acontecer de o sapato ficar confortável em um e machucar o outro.

Dê uma volta pela loja e certifique-se de que o modelo escolhido veste bem nos seus pés. E caso logo na loja você já tenha sentido que o sapato não é confortável, não arrisque levá-lo para casa! Isso pode ser uma enrascada e tanto.

Vise um calçado que seja, extremamente, confortável
Vise um calçado que seja, extremamente, confortável

Uma vez escolhido e comprado o sapato perfeito, você pode levá-lo em todas as provas do vestido, e até mesmo fazer as tarefas de casa com ele nos pés para moldá-los e deixá-los mais macios.

Já se você não abre mão daquele sapato lindíssimo, mas que não fica tão confortável nos pés, há outra opção: você pode optar por levar dois pares. Um alto para usar durante a cerimônia, e outro, que pode ser um par de sapatilhas para noivas ou até mesmo rasteirinhas, para trocar quando os seus pés pedirem.

2- Não atentar para o local do evento

O local onde será realizado o casamento é outro ponto muito importante que precisa ser levado em consideração na hora de escolher os itens do seu look de noiva, principalmente se a cerimônia for ao ar livre. Isso porque o solo do local é um fator crucial para te ajudar a decidir.

Em eventos na praia ou no campo, por exemplo, os caminhos costumam ter muitos desníveis e pedras, o que pode dificultar a sua locomoção e comprometer o seu caminhar se você optar por um salto agulha, por exemplo.

Em geral, qualquer salto fino ou muito alto são escolhas muito arriscadas nesses casos. Por isso, descarte esse tipo de salto caso o seu casamento seja realizado em um local com desníveis, pedras, areia ou gramado.

Casamento no campo ou praia pedem opções mais leves
Casamento no campo ou praia pedem opções mais leves

Sapatos de salto alto caem muito bem em cerimônias realizadas em igrejas. Já no campo, a escolha ideal pode ser um calçado mais fechado e com salto grosso. Os casamentos realizados na praia por si só já carregam uma aura mais leve e informal, possibilitando até mesmo que a noiva case descalça, caso assim prefira.

Os casamentos com estilo mais rústico, por sua vez, permitem que a noiva adeque-se a essa proposta e opte por usar um par de sapatilhas, por exemplo, o que irá garantir total segurança e liberdade para caminhar e dançar durante a festa.

3- Esquecer de harmonizar com o vestido

O vestido é quase sempre o foco principal da atenção das noivas, que muitas vezes acabam deixando a escolha do sapato de lado, até mesmo por acreditar que ele não irá aparecer. Muito se engana quem pensa dessa forma, pois o calçado escolhido pela noiva irá aparecer, sim, principalmente quando ela se senta, dança ou sobe escadas, por exemplo.

É por isso que é fundamental escolher um calçado que esteja em total harmonia com o vestido de noiva, uma vez que cada detalhe do casamento será observado minuciosamente por todos os convidados.

O sapato deverá combinar com o vestido, sim!
O sapato deverá combinar com o vestido, sim!

Para escolher o modelo perfeito de sapato para combinar com seu vestido, atente-se para alguns aspectos importantes, como cor, formato e estilo. Caso o seu vestido seja mais clássico, por exemplo, o ideal é escolher um par de calçados que siga essa mesma proposta. O mesmo vale no caso de looks mais moderninhos e ousados.

Também é necessário que a barra do vestido esteja perfeitamente alinhada com o calçado escolhido. Para isso, procure comprar o sapato de noiva pelo menos três meses antes do casamento, e leve-o sempre que for realizar as provas do vestido. Assim, a pessoa responsável por fazer seus ajustes poderá trabalhar com o vestido já tendo em vista a sua altura, garantindo que tudo esteja perfeito para o grande dia.

4- Arriscar em algo que não está acostumada a usar

Esse erro também é muito comum, o que pode comprometer o conforto da noiva ou a fluidez e naturalidade do seu caminhar.

Muitas noivas optam, por exemplo, por usar um calçado com salto alto no dia do seu casamento, com o intuito de se ajustar a estatura do noivo e garantir uma estética mais bonita nas fotos. O problema, nesses casos, é quando a noiva não está acostumada a usar esse tipo de sapato, tendo ainda o risco de tropeçar e até cair por não estar habituada a usar saltos.  

Opte por modelos que sejam confortáveis e que você já utilize no dia a dia
Opte por modelos que sejam confortáveis e que você já utilize no dia a dia

A principal dica para evitar que isso aconteça é optar por um tipo de calçado que você já esteja acostumada a usar. De nada adianta querer investir em um salto agulha se você não tem esse hábito.

Até mesmo porque caso você não goste ou não costume usar salto, não há problema algum em optar por outro tipo de sapato. O que importa realmente é escolher um calçado que a mantenha confortável, e que te permita aproveitar com plenitude o grande dia.

Opte pelo seu maior conforto
Opte pelo seu maior conforto

Se mesmo assim você deseja usar um salto alto no grande dia, pode procurar por um modelo meia pata que tenha uma pulseira no tornozelo, o que irá garantir maior segurança e firmeza do calçado em seus pés.

Já os sapatos de salto baixo devem ter um formato confortável, lembrando sempre de combinar com o estilo do vestido. Esse tipo de calçado cai muito bem em vestidos de noiva curtos, por exemplo: uma combinação harmoniosa e encantadora.

5- Errar a mão na cor

Como já dito anteriormente, um dos erros mais comuns entre as noivas é não harmonizar o calçado com o seu vestido, o que pode gerar um visual incoerente. Além disso, é importante falar mais especificamente no que diz respeito às cores dessas peças. É fundamental que o sapato e o vestido estejam na mesma sintonia.

Um dos principais erros nesse sentido é acreditar que há pouca diferença entre o off white e o branco, o que permite o uso de um sapato branco com um vestido off white, ou vice-versa.

O problema é que ao ser combinada com uma peça bem branquinha, o item off white acaba ficando com aspecto de envelhecido ou amarelado, o que pode comprometer todo o seu look. Por via das dúvidas, escolha um calçado que seja da mesma cor que o seu vestido neste caso, para evitar esse efeito deselegante.

Uma dica bacana para acertar em cheio na hora da compra do calçado é sempre levar consigo um pedacinho do tecido do seu vestido. Dessa forma fica muito mais fácil bater as tonalidades e escolher o sapato de noiva perfeito.

Sapato colorido também é uma excelente opção
Sapato colorido também é uma excelente opção

Outra ideia super interessante é optar por calçados coloridos ou em tons fortes. Essa aposta tem sido cada vez mais tendência, pois dá um toque diferenciado ao estilo, além de agregar muito charme e atitude à noiva.

É claro que isso deve ser pensado de acordo com o estilo pessoal da noiva e do visual como um todo, dando preferência por uma cor que a favoreça. No caso de um look mais tradicional talvez um calçado de cor forte não seja a melhor escolha, mas se você gosta de um estilo mais romântico ou clássico, por exemplo, pode apostar em cores mais claras, como o bege, rosa claro ou nude. Esse tipo de combinação está super em alta e fica uma graça!

Combinar sapato com o buquê da noiva
Combinar sapato com o buquê da noiva

Você pode também combinar a cor do calçado com os tons do seu buquê de noiva. Antes da decisão final, prove todos os elementos juntos para verificar se o resultado final é harmônico.

Agora que você já está devidamente informada sobre os principais e mais comuns erros ao escolher um sapato de noiva, basta aplicar nossas dicas na prática para encontrar o modelo perfeito. Com dedicação e cuidado você com certeza achará o sapato ideal para te acompanhar nesse dia incrível e memorável.

Mas, mesmo assim pode surgir mais dúvidas e inseguranças do que usar, portanto, temos mais solução para você, clicando aqui você será encaminhada para uma de nossas consultoras e poderá solucionar o seu problema!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

10 vestidos de noiva para mini wedding 10 vestidos de festa plus size 10 vestidos de festa para casamento civil 10 vestidos para mães dos noivos Vestido com fenda: Ideias para usar em eventos sociais