O Passo a Passo para Escolher o Vestido de Formatura dos sonhos

Chegou a hora de escolher um vestido de formatura, mas você não sabe nem por onde começar? Fique tranquila, pois a gente te ajuda.

Preparamos um verdadeiro passo a passo de como acertar na escolha do look perfeito, de acordo com o seu estilo e, claro, com as tendências atuais da moda. Confira tudo e arrase com o melhor e mais lindo vestido de formatura.

Alugar ou comprar?

A primeira coisa que você deve definir é se o seu vestido de formatura será alugado ou comprado.

Reflita sobre a utilidade do vestido, após a formatura e, também, no quanto você está disposta a gastar, obviamente. Na grande maioria das vezes, o aluguel sai mais em conta mas o vestido pode apresentar marcas de uso e nem sempre vai se encaixar perfeitamente no seu corpo.

Comprar um vestido talvez seja a melhor relação custo benefício quando pensamos em personalização e satisfação.

Defina a cor do vestido

Há várias formas de definir a cor do seu vestido de formatura. Você pode considerar as colorações mais em alta com base na estação do ano. Um exemplo: os tons bem vibrantes, ou ainda, as estampas coloridas caem super bem para a temporada de primavera-verão.

Já as tonalidades fechadas são mais sugestivas para o outono-inverno. Você também pode usar a cor oficial da Pantone para este ano que, no caso, é a coral. Mais uma opção é ver o que as tendências da moda reservaram para o momento. Muitas marcas e estilistas já apontaram os tons terrosos como grandes protagonistas da vez.

Paletas de cor

Outro jeito muito bacana e infalível para escolher a cor do vestido de formatura é basear-se na colorimetria (estudo de colorações para diferentes tons de pele). Você deve estar se perguntando: como saber o tipo de tom de pele?

A descoberta é super simples: Para isso, você deve analisar a cor das veias do seu braço. Veias esverdeadas ou amareladas indicam tom de pele quente. Ao contrário, as veias rosadas são propícias de tom de pele frio. E caso você não consiga definir a cor das suas veias, isso indica que o seu tom de pele é neutro.

Quanto às melhores cores… Para tons de pele quentes, as melhores colorações são: dourado, laranja, vermelho. Para quem tem tom de pele frio, o melhor é apostar em azul, roxo, verde, rosa. E o tom de pele neutro combina com todas as cores.

Dúvidas sobre qual cor usar? Fale com nossos especialistas aqui

Tendências: modelagem, recortes e detalhes

Quando o assunto é vestido de formatura, podemos citar várias tendências, algumas são mais tradicionais, outras mais ousadas. Mas, no geral, todas são incríveis!

Recortes estratégicos: decotes, fendas, laterais da cintura vazadas… Tudo isso são tipos de recortes que valorizam muito biotipos e ainda dão um tom bem moderno para o vestido de formatura. Eles são perfeitos também para quem ama looks mais sensuais.

Bordado: esse tipo de tendência expressa muito romantismo, charme e sofisticação. O vestido de formatura pode ter bordado de renda ou de pedras.

Os dois tipos podem ser aplicados em tecido de tule por todo o comprimento do look ou em apenas algumas partes.

Mais uma dica é: se você quer destacar algum ponto do seu corpo que você mais gosta, por exemplo, o busto, aposte no bordado para essa parte apenas.

Estampados: as estampas também são apaixonantes! Você tem a opção de estampados em tema floral, preto e branco, animal print, étnico e muito mais. A estampa floral costuma ser a mais escolhida, seja com poucas ou muitas cores.

Babados: uma proposta bem delicada que pode ser usada nas mangas e, principalmente, na barra do vestido de formatura. Você tem a opção de usar babados mais volumosos ou discretos, de qualquer forma, essa tendência ajuda a dar mais movimento para o vestido.

Minimalistas: para quem curte um estilo mais básico e discreto, o melhor é a moda minimalista. Aproveite os vestidos lisos, mas que com recortes, caimentos perfeitos e babados não deixam de se destacar.

Em qual estação do ano será sua formatura?

Outra dica importantíssima: escolha o seu vestido, de acordo com a estação do ano. Esse cuidado básico, mas fundamental faz com que o seu look seja mais confortável.

No inverno, por exemplo, o ideal é usar um vestido de formatura com mangas e tecido mais pesado, como o de chiffon. Já no verão, apostar em looks sem mangas ou tomara que caia é o ideal, o tecido pode ser de viscose, um tipo bem levinho e fresco.

Tendências da moda 2020

Ficar de olho nas propostas da moda atual ajuda a garantir o vestido de formatura certo. Dá só uma olhada nas principais tendências, só tem coisa maravilhosa…

Transparência: os looks transparentes nunca saem de moda, eles continuam muito em alta para este ano, aliás, na última Semana de Moda de Nova Iorque, a transparência foi o grande destaque. Aproveite para explorar muito essa proposta em partes estratégicas ou no vestido todo.

Paetê: sim, o brilho também está com tudo! Você tem a opção de usar paetês dourados e prateados, o que costuma ser mais comum, ou os coloridos que destacam e deixam os vestidos de formatura ainda mais divinos.

Mangas volumosas: as mangas curtas bem volumosas também são o charme dos próximos meses. Além do próprio tecido volumoso, também dá pra optar por bordados de pedraria que deixam o look bem singular, moderno e elegante.

Tecido franzido: os detalhes franzidos, seja na parte de do busto ou da saia, ajudam a dar mais forma ao vestido e deixam as curvas do corpo mais evidentes e bonitas.

Agora que você já sabe todo o passo a passo para escolher o vestido de formatura, não perca tempo. Escolha já o seu look festa e arrase!

Caso deseja

falar com uma de nossas consultoras especialistas em vestidos de formatura, solicite aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

10 vestidos de noiva para mini wedding 10 vestidos de festa plus size 10 vestidos de festa para casamento civil 10 vestidos para mães dos noivos Vestido com fenda: Ideias para usar em eventos sociais