Vestido para noivado: Como escolher o seu sem errar

Seja para uma festa de noivado mais simples e intimista ou para algo mais elaborado, o vestido escolhido pela futura noiva deve fazer com que ela se sinta linda e tenha um destaque especial nesse dia.

Ainda que não seja o grande dia, a festa de noivado é também um momento muito especial para os noivos, para celebrar a união que está por vir. Por isso, é importante dar uma atenção especial para o seu look também nesse dia, ainda mais se houver produção de fotos pré-casamento.

Os vestidos são, em geral, a melhor opção, pois garantem a sofisticação do visual. Além disso, é uma peça chave, que se encaixa bem em diversos tipos de festas.

O look para o noivado é mais fácil de escolher do que o vestido de noiva em si, mas os critérios são basicamente os mesmos, como, por exemplo, verificar o local, horário e estilo da festa, entre outras questões.

Quer caprichar no look noivado? Então confira algumas orientações a seguir!

Como e onde será o evento?

A escolha do estilo da sua roupa deve variar de acordo com o porte do evento. Para facilitar, procure pensar em um vestido que combine com o cenário, bem como com a decoração escolhida.

Se vocês optarem por realizar algo mais simples, como um jantar ou reunião apenas com familiares e amigos mais íntimos, pode apostar em um vestido mais clássico e simples.

Escolha o vestido que combine com o lugar
Escolha o vestido que combine com o lugar

Se for o caso de um festa maior ou mais formal, você tem a liberdade para pensar em um look mais elaborado, ainda que discreto. Uma boa aposta pode ser um vestido não muito curto, com decote comportado e joias leves.  

Para festas diurnas realizadas no campo, que tal um modelo mais despojado, curto e com pouco brilho?! Os tecidos florais irão trazer a leveza ideal para esse tipo de evento, com um toque diferenciado e alegre ao seu visual.

De dia ou à noite?

O período do dia em que será a festa de noivado também é determinante para escolher o look ideal.

Festas de noivado planejadas para acontecer durante o dia costumam ser mais informais. Nesses casos, o ideal é optar por um vestido leve e, de preferência, curto, que combina mais com esse tipo de ocasião. O longo também pode ser uma opção aqui, desde que em um modelo mais moderno e despojado.

Inspire-se no vestido de Layla Monteiro
Inspire-se no vestido de Layla Monteiro

Se o seu noivado estiver marcado para acontecer entre o verão e a primavera, o que acha de optar por um almoço? Para combinar com essa aura, você pode escolher um vestido simples de casamento civil, com tecido fino e fluido, cores claras e acessórios delicados. Vai ficar uma graça, harmonizando perfeitamente com a ocasião.  

As feitas de noivado que ocorrem à noite também costumam ser mais casuais, com uma proposta mais voltada para o esporte fino. Sendo assim, você pode apostar em um vestido mais sofisticado e abusar de acessórios e cores vibrantes.

Vestido de noivado longo também pode
Vestido de noivado longo também pode

O longo cai muito bem em eventos à noite, e você pode escolher entre cores mais suaves ou tons mais fortes.

O preto pode ser uma escolha certeira nesse caso. Se essa cor combina com a sua personalidade e o tom escolhido para a festa, vale à pena. Além de ficar um luxo, essa cor ainda ajuda a criar um visual moderno e fora do convencional.

Cores, tonalidades e estampas

No casamento, a opção de cores para o vestido é mais restrita, uma vez que o branco é geralmente a melhor e mais clássica aposta para as noivas. Para usar na festa de noivado, por outro lado, a diversidade de opções é maior, o que pode causar mais dúvidas com relação à cor ideal.

O branco pode ser utilizado nesse dia também, já que não há nenhuma regra que contrarie isso. Essa pode ser uma escolha muito bacana, já que combina perfeitamente com o tema da festa, fazendo referência ao vestido de noiva e dando um destaque especial ao seu look.

Vestido branco também pode ser usado
Vestido branco também pode ser usado

Na verdade, os tons claros, em geral, são os grandes preferidos para a festa de noivado. Além do branco, há também os tons de creme, nude e pastel, que conferem um ar de leveza e pureza ao visual da noiva. Para arrasar, escolha uma cor que se destaque no tom da sua pele.

As cores mais fortes também podem estar presentes nesse dia. Se você quer montar um visual mais chamativo, opte por uma cor mais vibrante, como o laranja, amarelo ou vermelho. Já se a sua pretensão for vestir um look mais elegante, tons de vinho ou azul marinho ficarão lindos.

Cores fortes também podem ser usadas
Cores fortes também podem ser usadas

Um vestido estampado também cai super bem para esse tipo de ocasião, sabia?! Você pode escolher uma estampa que combine com a sua personalidade e com o tom da festa. As estampas florais e de tons clarinhos são bem modernas e têm feito muito sucesso em eventos como esse.

Rendas e bordados

Para a festa de noivado, o ideal é que o vestido escolhido não seja composto de tecidos muito grossos, do contrário podem deixar a produção muito carregada e em desarmonia com o evento em si. Para não errar, opte por tecidos mais leves e básicos.

A renda é uma escolha que tradicionalmente remete às noivas, sendo assim pode ser uma escolha bastante criativa para o dia do noivado, que foge do look básico. Além disso, ela nunca sai de moda, então fica difícil errar a mão, não é mesmo?!

Escolha um modelo que combine com a sua personalidade
Escolha um modelo que combine com a sua personalidade

Um look trabalhado com rendas confere uma harmonia perfeita entre delicadeza, sensualidade e sofisticação à futura noiva, e combina tanto com curtos quanto longos. A cor pode ficar a seu critério, já que há tantas opções disponíveis hoje em dia nesse tipo de tecido, e uma mais linda que a outra.

Bordados também são uma excelente proposta, e compõem vestidos lindíssimos e despojados. Essa é a escolha ideal se você prefere um look com uma pegada mais delicada e romântica. No caso dos vestidos mais curtos, o bordado é o responsável por garantir um tom mais sério e formal à noiva, com um resultado elegante e refinado.

E o comprimento?

A escolha com relação ao comprimento do vestido pode ficar a critério da própria noiva, uma vez que é possível escolher modelos elegantes ou leves tanto para eventos diurnos quanto noturnos, para serem usados em jantares ou ao ar livre.

Como já dito acima, o modelo longo é geralmente o ideal para ocasiões mais formais. Por isso, é preciso tomar cuidado para que o comprimento escolhido não deixe o look muito sério para além do que você deseja, o que pode gerar um visual antiquado.

Uma dica que pode ajudar é tentar deixar para usar o vestido longo, formal e no estilo princesa para o dia do casamento.

Uma alternativa interessante e moderna é apostar na combinação top + saia longa, criando a impressão de um vestido longo. Esse estilo formou uma tendência forte nos últimos anos, e cria um visual belíssimo e cheio de estilo e personalidade.

Outra opção de comprimento são os vestidos e saias midi, que estão super em alta e ajudam a compor looks mais elegantes e românticos.

Já para quem prefere optar pelo vestido curto, essa é uma escolha que cai bem tanto para eventos diurnos quanto noturnos.

Inspire-se no seu grande sonho e no que te faz bem
Inspire-se no seu grande sonho e no que te faz bem

Seu principal ponto positivo é dar um tom mais leve à composição do look. Essa opção pode ser mais fácil de acertar, já que não tem os riscos que os vestidos longos oferecem com relação ao excesso de formalidade e seriedade.

Com essas dicas ficou mais fácil fazer a escolha do vestido para o dia do noivado, não é?! Qual seu modelo preferido? Compartilhe conosco nos comentários abaixo.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quando a noiva não tem pai quem entra com ela? Vestido para mãe da noiva: qual a cor ideal? Vestido de noiva: comprado, alugado ou sob medida? Vestido para mães dos noivos: um para cada estação Vestido para a mãe da noiva: como deve ser?