5 dicas para não errar na escolha do Vestido de formatura plus size

A festa de formatura é um dos momentos mais marcantes na vida de uma pessoa. Por isso, é fundamental escolher um look para arrasar nessa ocasião tão importante, até mesmo pelas fotos que serão tiradas no dia.

No caso das formandas que estão à procura de um modelo plus size, algumas dicas específicas podem facilitar essa busca.

Há diversos modelos, cortes e opções incríveis de vestidos que irão te ajudar a compor um look radiante. Se você está à procura de um modelo plus size de vestido de formatura, confira a seguir 05 dicas para não errar na escolha.

1- Escolha um modelo que valorize o seu corpo

Como a formatura é um evento que marca uma etapa importante na vida de uma pessoa, é imprescindível que você escolha um vestido que faça com que você se sinta linda e poderosa.

O primeiro passo para escolher o modelo ideal para qualquer corpo e de qualquer tipo de roupa é procurar uma opção que valorize as suas curvas. Isso vai ajudar a criar uma estética harmoniosa e agradável aos olhos, além de te deixar segura e confortável com a peça escolhida. Mas como fazer isso?

Se você é baixinha e deseja alongar o seu corpo, por exemplo, pode escolher um vestido que tenha a região da cintura e do busto bem marcados, com o recorte da saia um pouco mais aberto. Esse modelo de vestido ajuda a criar um visual acentuado e super elegante, ideal para uma ocasião tão notável como uma formatura.

Vestido Onix Curvy
Vestido Onix Curvy

Vestidos justos e com cortes em linha reta também podem contribuir nesses casos, uma vez que ajudam a alongar a silhueta. Está aí uma boa aposta caso queira investir em um look deslumbrante e sensual: esse modelo de vestido tem tudo para fazer com que você se sinta ainda mais poderosa!

Caudas longas, modelos plissados e vestidos com detalhes na horizontal devem ser evitados por baixinhas, uma vez que achatam a silhueta.

Caso goste de complementos como pedrarias, rendas ou bordados, você pode investir em um vestido que tenha esses detalhes na parte do busto. Isso vai te ajudar a destacar suas curvas, valorizando a silhueta de maneira graciosa e sutil. Há modelos belíssimos com esse tipo de trabalho.

Detalhes do corte

O corte império é um dos preferidos em vestidos da moda plus size. Ele é caracterizado por ter a saia no formato “A”, com uma marcação logo abaixo dos seios e mais soltinhos embaixo. Esse modelo ajuda a disfarçar a região do abdômen e a alongar a silhueta, e fica um luxo! Não é à toa que fazem um grande sucesso.

Vestido princess kate 2
Vestido princess kate 2

Caso queira disfarçar o tamanho do quadril, o que acha de investir em um vestido de modelo princesa? Com cintura marcada e saia volumosa, esse corte é clássico e agrada facilmente, dando um toque romântico ao look.

Também indica-se que as saias rodadas sejam evitadas, uma vez que dão volume ao quadril. Se essa não é a sua intenção, opte por um vestido com outro tipo de saia, como a evasê, por exemplo, que também ajuda a alongar a silhueta e equilibrar as curvas do quadril. É uma graça!  

Acertar na escolha do vestido também pode te ajudar caso você deseje disfarçar os braços. Alças finas e discretas são poderosas aliadas nesses casos, bem como as mangas médias a longas. Para essa última sugestão, você pode escolher um modelo com mangas feitas de tecido fino, como a renda, por exemplo, ou com transparências. Um toque clássico e luxuoso.

Vestido Ramona Curvy Collection
Vestido Ramona Curvy Collection

Já os vestidos com corte reto ou muito justos na região do quadril podem ser uma armadilha perigosa, pois podem deixar o contorno do seu corpo em desarmonia, gerando uma silhueta quadrada. Os modelos sereia também são polêmicos, principalmente se você quiser disfarçar o quadril e alongar a silhueta, pois seu efeito é justamente o oposto. Na dúvida, evite-os!

2- Dê preferência aos tecidos leves

Os vestidos feitos a partir de tecidos leves e fluidos não só estão super em alta para festas e formaturas como também contribuem com a harmonia do visual em looks plus size. Essa é uma combinação para se investir!

Tecidos como a renda, o crepe e o tule, quando aplicados em saias retas, contribuem com a sensação de alongamento da silhueta, proporcionando também mais movimento.

A renda é considerada um coringa entre os vestidos de festa. Super delicado, esse tecido ajuda a valorizar qualquer modelo de vestido, possui inúmeras variedades de cores e tipos, e pode ser a opção para festas à noite ou durante o dia.

Vestido Suzy
Vestido Suzy

O tule também é uma opção clássica para os vestidos de festa, e ainda se mantém como um dos preferidos. Como sua trama é mais aberta, gera uma peça transparente, o que é ideal para ser usado como sobreposição. Também apresenta diversos tipos, como o tule francês, o de poliamida e o tule de seda.

A seda também é um grande hit entre os vestidos de festa, e possui um caimento belíssimo, com brilho sutil e natural. Por outro lado, ele muitas vezes pode ser considerado um vilão, uma vez que marca em demasia alguns pontos do corpo, que nem sempre deseja-se que estejam em evidência. O mesmo vale para o chiffon, que geralmente compõe modelos com saias levemente rodadas, e detalhes como drapeados e plissados.

Vestido Betyhs
Vestido Betyhs

O musseline também faz um enorme sucesso, e possui um caimento perfeito, criando modelos esvoaçantes, com grande fluidez. Se você gosta da ideia de montar um look com uma pegada mais romântica, essa pode ser a opção perfeita!

3- Defina o decote ideal  

No caso dos vestidos plus size, os decotes que mais valorizam o look são aqueles que deixam o colo mais à mostra. Entre esses, os que mais fazem sucesso são a gola V, o decote em U ou, ainda, em forma de coração. Essas opções ajudam a alongar o colo e harmonizar o contorno do corpo, principalmente no caso daquelas que possuem seios grandes.

Caso queira valorizar a região dos seios, você pode apostar em um decote alto. Os mais abertos, por sua vez, ajudam a disfarçar essa região. Há opções para todos os gostos, estilos e tipos de corpo.

Vestido Princess Kate PS
Vestido Princess Kate PS

O decote ombro a ombro é uma opção romântica e charmosa, e cai bem em qualquer tipo de corpo. Quer se vestir como uma verdadeira princesa para a sua formatura? Essa escolha ajuda a compor com perfeição um visual clássico e tradicional.

Já o tomara-que-caia pode ser uma escolha arriscada, principalmente para quem tem seios volumosos. Mas caso essa seja a sua escolha, opte por um vestido que seja feito com um tecido que seja capaz de oferecer uma estrutura firme ao busto. Dessa forma, você garante sustentação e segurança aos seios, podendo ficar totalmente despreocupada durante a festa.

Vestido Nikki
Vestido Nikki

O corte império fica perfeito nos vestidos tomara-que-caia, criando uma estética impecável. Além disso, essa combinação certeira oferece uma imensa gama de opções, com diversas possibilidades de tecidos e detalhes.

E o decote canoa, então?! Sensual, discreto e moderno, essa opção fica incrível em vestidos de festa. Esse clássico era a marca registrada do estilo minimalista da atriz Audrey Hepburn, e atualmente inspira os looks de Meghan Markle, a duquesa de Sussex.

Com um toque bem delicado e formal, o decote canoa valoriza a silhueta de quem tem ombros curtos ou corpo em formato triangular (com os quadris mais largos que os ombros), uma vez que ele ajuda a ajustar as proporções. Perfeito!

4- Para inovar, invista em um vestido estampado

Os vestidos estampados são a opção mais badalada do momento, e valem também para as ocasiões mais formais, em festas como casamento e formatura. Esses eventos são uma oportunidade única para reforçar o seu estilo próprio, usando da criatividade e brincando com combinações.

Se você quer inovar na sua festa de formatura, opte por um modelo estampado que o sucesso é certo! As lojas oferecem um modelo mais lindo que o outro, e a diversidade de estampas é imensa.

A escolha ideal são modelos com estampas na vertical, que irão contribuir com o alongamento da silhueta, valorizando as suas curvas e criando um visual harmônico e elegante.

Estampas compostas por desenhos largos podem ser arriscadas, pois geram a impressão de corpo mais largo também, criando certa distorção na silhueta.

Vestido Onix Curvy Collection
Vestido Onix Curvy Collection

Você pode optar entre um modelo de malha, caso a festa tenha uma proposta mais informal, ou uma alternativa mais social, se o evento for durante à noite.  

Como as estampas já chamam bastante atenção por si só já, o ideal é ser mais comedida ao definir os demais itens que irão compor o look, como sapatos, bolsa, jóias e make. Para uma combinação de sucesso, escolha elementos que estejam em equilíbrio com a estampa do vestido, inclusive no que diz respeito a cor.

No que diz respeito a estampas, uma dica geral é sempre procurar evitar o excesso de informação no visual. Uma boa sugestão para não errar é apostar em acessórios com cores neutras, como preto ou nude.

5- Priorize o seu gosto

É claro que dicas como as citadas acima facilitam bastante na hora de encontrar o vestido plus size ideal para arrasar em sua festa de formatura, no entanto aqui vai a quinta e última dica, e talvez a mais preciosa de todas: coloque o seu gosto em primeiro lugar!

O mais importante, sempre, deve ser o seu gosto e seu estilo pessoal. Nenhuma dica deve ser mais importante do que a segurança de se sentir linda no vestido de sua escolha, seja ele da cor, modelo, estampa ou tecido que for.

Por isso, é importante lembrar que não há regras! O que apresentamos são dicas e orientações para facilitar a sua decisão, no entanto nada disso deve se sobrepor a sua escolha.  

O principal aqui é criar um look que te faça sentir bonita, poderosa e confortável. A formatura é um grande dia de celebração, e por isso deve ser vivenciado da melhor maneira possível, livre de amarras ou encanações.

Ao escolher o vestido para a sua formatura, certifique-se de que você se sente à vontade com ele. Vista-o quantas vezes for necessário, e verifique se há algum ajuste que deve ser feito para aperfeiçoá-lo.

Vestido de festa plus size
Vestido de formatura plus size

Portanto, se ainda ficar algumas dúvidas ou surgir inseguranças do que vestir nesse momento tão importante na sua vida, não se preocupe! Fale agora com uma de nossas especialistas para que possa te auxiliar de acordo com o seu biotipo, cor que deseja, neuras e escolher o modelo de vestido que mais combina com você!

Por fim, se joga! Essa é uma ocasião que ficará para sempre marcada em suas lembranças e na de seus familiares e amigos, por isso é fundamental aproveitá-la da melhor forma possível.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quando a noiva não tem pai quem entra com ela? Vestido para mãe da noiva: qual a cor ideal? Vestido de noiva: comprado, alugado ou sob medida? Vestido para mães dos noivos: um para cada estação Vestido para a mãe da noiva: como deve ser?