Vestido da mãe da noiva: como deve ser?

vestido para mãe da noiva

Assim como os próprios noivos, madrinhas e padrinhos, a mãe da noiva também se destaca no altar. Por isso, a escolha do vestido da mãe da noiva é um passo essencial no planejamento do casamento.

Apesar de essencial, definir o vestido para o dia mais importante da vida dos filhos pode não ser uma tarefa muito simples. Posso usar preto? Devo escolher necessariamente um modelo longo? Cores claras são aceitas? Confira abaixo as respostas para essas e outras perguntas.

Converse com os noivos

Antes de mais nada, é importante lembrar que o dia é dos noivos. Por isso, para não errar e criar um clima desconfortável, converse com eles para definir o vestido que será usado.

Além de conhecer as preferências pessoais dos noivos, uma conversa com antecedência evita situações como as mães utilizarem a mesma cor de vestido que as madrinhas. Muitas vezes, a noiva prefere que as cores dos vestidos de quem estará no altar sejam harmônicas entre si.

Fique atenta ao horário e estilo do casamento

Outra dica essencial para a escolha do vestido da mãe da noiva é considerar o horário e o estilo do casamento.

Vestidos leves, soltos e em tons claros são ideais para casamentos durante o dia, por exemplo. Já para comemorações que acontecerão à noite, um vestido longo com tecidos nobres, pedrarias, aplicações em renda ou outros detalhes costumam ser a aposta certa.

Porém, não esqueça que a noiva deve ser o principal destaque. Por isso, tome cuidado para não exagerar na exuberância.

vestido mãe da noiva para o dia e para noite

Casamento na praia

Assim como o horário, ficar atenta ao estilo do casamento também é outro ponto importante. Para comemorações que serão realizadas na praia por exemplo, vestidos leves e soltos costumam ser os mais procurados.

Porém, vale considerar também o local onde o casamento será realizado. No caso de celebrações na praia estilo “pé na areia”, aposte em um vestido solto, evasê, com tecido leve e cores alegres como amarelo, verde ou rosa.

Vestidos mais detalhados e glamorosos são muito bem-vindos para comemorações que acontecerão na praia, porém em um deck, por exemplo.

Casamento no campo

Outra possibilidade é o casamento acontecer no campo. Assim como no caso de celebrações na praia, vestidos leves são ideais para este tipo de local.

Existem diferentes possibilidades e estilos para casamentos no campo. Eles podem seguir a linha de algo mais tradicional, rústico ou boho. No caso de cerimônias tradicionais, aposte em um vestido com corte clássico.

Preste atenção à modelagem e ao tecido do vestido para a mãe da noiva

Além do estilo e do horário, a modelagem e o tecido do vestido são outros pontos importantes.

É aconselhável dar preferência para modelos que não sejam muito justos e apertados, pensando, é claro, no conforto da mãe. Nesse sentido, a modelagem reta é uma ótima opção.

Para quem deseja algo mais moderno, porém sem exageros, vale investir em um vestido reto um pouco mais ajustado ao corpo e com detalhes como aberturas discretas nos ombros ou nas costas, por exemplo.

vestido de festa para mãe da noiva michele obama

A saia do vestido é outro detalhe que merece atenção. É aconselhável evitar saias com fendas. Além de muito sensuais, podem deixar a mãe da noiva desconfortável. Nesse sentido, saias evasês com tecidos leves e fluidos são perfeitos para a ocasião.

vestido de festa magda habib

Em relação ao tecido, a renda é uma ótima aposta. Além de dar um toque de requinte, a renda faz sucesso entre as mais clássicas.

vestido de festa para mãe do noivo claudete troiano

Cuidado com a transparência e o decote

Outra dica essencial é prestar atenção à transparência do tecido.

Casamentos são celebrações tradicionais, e, por isso, deixar algumas partes do corpo à mostra talvez não seja o mais apropriado.

Portanto, evite também decotes muito profundos e ousados.

Evite modelos curtos

Os noivos são os responsáveis por definir o comprimento do vestido.

Porém, evite modelos curtos. Prefira os midis ou longuetes, comprimentos mais elegantes e apropriados para o evento.

vestido de festa midi rubia

Invista em capas, echarpes ou boleros

Vestidos com mangas curtas ou longas são ideais para mães que não se sentem à vontade em deixar os braços à mostra.

Outra opção também é investir em echarpes ou boleros. Além de cobrir os braços, são elegantes e sofisticados. Veja todas as opções de estolas e pelerines de festa para usar com vestidos para mães dos noivos durante o inverno

vestido de festa sereia longo vinho

Atenção às cores

Uma das maiores dúvidas quando falamos em vestido para mãe da noiva é, sem dúvida, em relação à cor.

O preto é uma cor que costuma ser evitada, por ser associada ao luto. O branco e tonalidades próximas também devem ser descartadas para não conflitar com o vestido da noiva.

Azul escuro, vermelho (vinho) e verde são cores ideais.

vestido de festa para mãe dos noivos Grace Copolla

Aposte nas estampas

As estampas estão liberadas. Porém, dê preferência às mais clássicas. Evite estampas muito modernas e grandes que, além de serem datadas, podem dominar as fotos do álbum de casamento.

Uma ótima opção é investir em estampas com padrões florais em cores clássicas.

vestido de festa estampado organic

Para relembrar, evite:

  • Modelos muito justos e apertados;
  • Modelos muito sensuais, curtos, com transparência e decote profundo;
  • E cores como preto e branco.
Quando a noiva não tem pai quem entra com ela? Vestido para mãe da noiva: qual a cor ideal? Vestido de noiva: comprado, alugado ou sob medida? Vestido para mães dos noivos: um para cada estação Vestido para a mãe da noiva: como deve ser?